Possuir em website institucional não é uma grande novidade nem uma realidade muito distante para a maioria das empresas. Hoje, as ferramentas disponíveis no mercado e as empresas de marketing digital possibilitam que este serviço seja oferecido a um valor acessível e que o resultado seja satisfatório e proveitoso, tanto para empresas quanto para profissionais liberais.
Mesmo assim, muitos empresários, médicos e advogados não possuem um site institucional, ou possuem uma página feita há muito tempo, que não acompanha as evoluções nos layouts disponíveis para as páginas da web, muitas vezes, não apresentando uma experiência agradável de navegação, tanto nos computadores quanto em celular.
É neste contexto que acaba sendo necessário investir em um site institucional novo, que apresente todas as novidades do seu universo profissional e esteja adequado com o que há de contemporâneo no design para páginas na internet.
O site irá transmitir a sua credibilidade
Existem profissionais renomados em suas áreas e que, mesmo assim, não possuem um site institucional bem elaborado e condizente com todo o seu histórico.
Nestes casos, a reação do visitante pode ser a de dúvida, ao se questionar se aquela página realmente é a do profissional que está procurando, ou realmente de decepção, por esperar por um encontrar um site robusto e condizente com a apresentação que o determinado profissional exige.
Desta forma, reforço que é importante construir a página com a mesma seriedade com a qual o profissional elabora o seu escritório, consultório, ou sala comercial, por exemplo.
A impressão que o visitante online vai ter em seu site deve ser tão positiva quanto a que ele teria em se estivesse visitando o seu escritório físico pessoalmente.
Portanto, tudo deve ser bem pensado, em um design que seja agradável e que a linguagem adotada tenha um começo, meio e fim fácil de identificar pelo visitante.
Como proporcionar uma experiência agradável em sua página institucional
Levando em consideração a questão de proporcionar uma experiência tão positiva quanto seria uma visita física ao local do profissional, é necessário pensar o site com uma linha de raciocínio fácil de entender, em que as informações mais importantes estejam disponibilizadas de forma bem visível e que existam algumas opções para quem procure por maiores detalhes dentro do tema que será relatado nas sessões internas.
Confira algumas dicas de como elaborar um site institucional coeso e eficiente:
Home Page: É a página principal de um site. É aqui que todas as informações gerais sobre o escritório/consultório serão disponibilizadas.
Exatamente por este motivo, é importante conciliar o tom informativo com o visual, afinal, é a beleza da homepage, aliada às informações principais, que tornará o site interessante para quem está visitando. Se a impressão na homepage for boa, é bem provável que a navegação no site pelo usuário seja completa, concluindo na página de contato para maiores informações.
Uma estratégia interessante para a Homepage é tornar ela um pouco mais vertical, para que a navegação acompanhe o movimento de rolagem do mouse e do movimento intuitivo que é utilizado para a navegação nos celulares. Desta forma, evita-se um menu muito extenso ou uma página com muitos botões, o que irá tornar a navegação um pouco cansativa.
Página de Serviços: Nesta sessão, o profissional irá esmiuçar a sua área de atuação, os serviços que ele oferece, entre outros detalhes maiores que não estavam na página principal.
Aqui o mais importante é ter empatia com o visitante do site, disponibilizando as informações para que fiquem fáceis de serem compreendidas em todos os seus detalhes.
Nesta parte é possível ilustrar as áreas de atuação com ícones, sessões clicáveis e demais elementos gráficos, tomando apenas o cuidado de não colocar muitas fotos e imagens para que o elemento essencial, que é o texto, não fique difícil de ser lido após a diagramação do layout final.
Página “Sobre o Nós”: É importante separar uma parte do site para acrescentar uma página que explique mais detalhes no que diz respeito à história da empresa, suas características institucionais, entre outras.
Entre as páginas mais visitadas fora a página principal, sem dúvidas está a sessão “Sobre Nós”, pois é por lá que teremos uma noção da credibilidade e do histórico que a empresa tem perante os seus clientes.
Página de Blog: O Blog atrelado ao site institucional é de grande importância para que o profissional possa repercutir os temas relacionados ao de sua área de atuação, a fim de que mantenha movimentação em seu site institucional, seja por meio de notícias da área ou artigos mais técnicos do ramo em que atua.
Todo o conteúdo produzido para o Blog é importante para o ranqueamento na pesquisa do Google, por meio do SEO – Search Engine Optimization, em que palavras-chave estratégicas são escolhidas para acompanharem os textos a fim de que os buscadores interpretem aquele conteúdo como relevante para os termos pesquisados pelas pessoas no Google.
Sessão de Contato: Para finalizar, um dos elementos básicos de um site institucional é a sessão de contato, em que todas as informações referentes à localização, telefone e email da empresa estejam bem claros de encontrar.
Dê sempre todas as informações possíveis de contato, assim, ninguém poderá deixar de buscar as soluções oferecidas pelo seu negócio porque não encontrou uma forma de contactar ou agendar uma visita.
É sempre importante também ter um funcionário que esteja sempre conferindo estes contatos que vêm do site, para que todos tenham o devido retorno e consigam sucesso ao tentar falar com alguém de sua empresa.
André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.