Considere o perfil de seu escritório antes de contratar uma Agência de Marketing Jurídico.
Uma das tendências na advocacia é a adesão dos escritórios e dos advogados autônomos às ferramentas de marketing digital , principalmente quando estes procuram uma nova forma de atrair clientes e possíveis interessados aos seus serviços e buscam uma agência de marketing jurídico.
É neste momento que os profissionais passam a pesquisar nos portais especializados as alternativas utilizadas pelos escritórios já adaptados ao universo digital e que, pelo menos nos últimos três anos, já estão bem adaptados ao Marketing Jurídico Digital.
A partir daí, surge o desejo e a necessidade de se adaptar o quão logo possível a esta realidade, e os gestores e sócios dos escritórios passam a buscar por agências de comunicação especializadas no atendimento de advogados para que coloquem em prática um projeto de crescimento no universo digital.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para advogados e escritórios que buscam por um projeto de Marketing Jurídico Digital e possam encontrar uma agência que atenda às suas expectativas e necessidades.
Confira:
1 – Encontre uma agência de marketing jurídico que atenda a profissionais liberais e com um perfil de comunicação mais formal
Existem diversas agencias de comunicação com profissionais muito bem qualificados e criativos na parte visual, mas que atendem a um perfil de cliente que permite uma inventividade maior na comunicação, utilizando inclusive do humor em suas estratégias de marketing.
Este tipo de perfil de comunicação é eficiente e mesmo simpático para muitas marcas, mas não serve para um advogado, seja pelas exigências descritas no Código de Ética da OAB ou pela expectativa que o exercício da advocacia gera nos possíveis clientes.
A pessoa que irá confiar o seu problema para um advogado, espera que este profissional seja alguém sério e capacitado, que transmitirá segurança ao longo do período em que estiverem juntos na demanda. Portanto, sua comunicação deve estar atenta para estes valores.
Por estes motivos, é necessário encontrar uma agência de comunicação que tenha experiência em atender clientes que tenham um perfil semelhante, ou seja, que tenham como objetivo transmitir uma imagem atrativa, porém, com maior sobriedade.
2 – Converse com os profissionais da agência e entenda a dinâmica de relacionamento entre as partes
Muitos clientes prezam por uma comunicação direta com os profissionais que vão tocar o seu trabalho de marketing digital.
Seja pela comunicação à distância, já que muitas vezes o advogado estará em uma cidade diferente da do analista de marketing, ou por querer ter um acompanhamento mais aprofundado e próximo do projeto, muitos contratantes querem estar constantemente conversando com a agência de marketing, mas nem todas tem o perfil de ter um contato próximo com os clientes.
Então é importante o advogado/escritório combinar bem com a agência como é que será o relacionamento entre as partes, de quanto em quanto tempo eles vão ter um contato sobre o andamento do projeto e os prazos estabelecidos.
Agências de Marketing Jurídico maiores possuem um profissional de Atendimento, isto é, um profissional dedicado ao relacionamento entre os clientes e a agência de marketing digital. Não é ele quem irá executar as ações de marketing digital, mas fará somente o intermédio entre os profissionais da agência que realmente “colocam a mão na massa” e o cliente.
Já em agências menores, existe a possibilidade de um contato mais próximo entre quem irá executar o projeto e o cliente, principalmente entre as agências que possuem menos clientes, mas que privilegiam por prestar um serviço de maior valor agregado, em que o contato próximo com o cliente seja uma de suas premissas.
O segredo: conheça o perfil de comunicação que procura!
Contratar uma agência maior, com renome e prestígio no mercado tem suas vantagens, principalmente no que diz respeito à experiência e ao fato de que um contratante que acaba de entrar como cliente terá o mesmo suporte que os clientes que estão há mais tempo na agência já consolidados.
No entanto, o ruído de comunicação pode ser maior, por envolver mais pessoas em torno de um mesmo projeto, perdendo muitas vezes agilidade na execução dos projetos.
Já agências menores podem não contar com um portfólio vasto de clientes, o que aumenta o preço de seus produtos, mas podem dar uma atenção maior para os seus clientes, seja no trato do dia a dia, quanto também na agilidade da conclusão de seus projetos.
3 – Defina qual é o seu objetivo com o Marketing Jurídico Digital
Muitos advogados iniciantes e escritórios que buscam iniciar um projeto de marketing digital têm como meta a aquisição de novos clientes, ou seja, uma prospecção por meio de seu site e campanhas no Google.
Se este é de fato o objetivo do escritório, então é preciso buscar por uma agência de comunicação que tenha expertise em atuar com clientes que são iniciantes no marketing digital e querem um crescimento no curto prazo.
Em outra via, há escritórios de advocacia maiores, ou mesmo advogados autônomos que querem ter presença qualificada na internet, mas preferem manter a discrição, aderindo ao Marketing Jurídico Digital como forma de alinhar sua comunicação institucional também no universo digital.
Já nessa situação, seria interessante buscar por uma agencia que tenha como foco o Branding, ou seja, o reconhecimento de marca, seja para fortalecer sua imagem perante os visitantes do site e redes sociais, dos clientes, e mesmo os próprios funcionários do escritório, ou seja, a comunicação interna da empresa/escritório.
Com o objetivo bem definido, fica mais fácil para o cliente cobrar da agência uma execução do serviço e para que a satisfação final seja garantida, já que, dentro de sua especialidade, a agência poderá tocar o trabalho com maior experiência.
4 – Conheça o primeiro livro a tratar sobre Marketing Jurídico
Também convido aos advogados a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link. Nesta publicação existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios, bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes (https://www.ithala.com.br/produto/marketing-juridico-digital-conceito-e-pratica/) .
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André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.