Branding na Advocacia: Por que o cliente deve escolher o seu escritório?

Vivemos em um mundo repleto de empresas e iniciativas de empresários de todos os setores, sendo muito difícil encontrar alguma forma de produto ou prestação de serviços que realmente seja uma “novidade” na vida das pessoas.

O mundo hoje está muito mais alinhado com as reinterpretações de ideias e conceitos, a fim de oferecer soluções cada vez mais ágeis e assertivas para a vida das pessoas.

Neste sentido, as empresas que se destacam não são mais aquelas que somente oferecem um produto bom ou um preço competitivo, já que, pela concorrência, sempre irão existir concorrentes qualificados nestes aspectos.

Para que uma empresa, escritório de advocacia, médico ou profissional liberal se destaque, é preciso que a sua marca e identidade gere respeito e admiração por parte do seu público-alvo, conceito que chamamos de “Branding”.

Como meu escritório/empresa é visto pelos outros?

Você já se fez essa pergunta? Tem a preocupação sobre qual é a impressão que o seu público tem sobre o seu negócio?

Quando tratamos de Marketing Digital ou mesmo de Marketing Jurídico, geralmente pensamos primeiramente no Google Ads, nas redes sociais e na prospecção online que podemos realizar para poder prospectar novas oportunidades de negócio na Internet.

Acontece que o Marketing Digital não se resume somente à prospecção e o Branding, ou seja, o reconhecimento de marca, é um dos pontos mais importantes para que a tomada de decisão de seu público-alvo leve o seu escritório em consideração para que feche um negócio.

Branding na Advocacia na Internet: Reconhecimento de marca online

Quais estratégias eu posso tomar para que o meu negócio se destaque na Internet? Ou melhor, para que quando, um visitante olhe a página minha e de meu concorrente, considere o meu escritório como a solução mais eficiente para o seu problema?

O primeiro passo é o de contar a sua história. Grandes marcas são consistentes porque tem como base a história de seus fundadores.

Mesmo se você tiver uma história curta e é iniciante em seu ramo, não desista de contar ela com verdade e, aos poucos, gerar maior reconhecimento sobre o seu público.

Um dos termos mais recorrentes no universo do Marketing Digital é o de “construir sua autoridade”, onde agências de marketing jurídico e demais profissionais liberais prometem “construir autoridade” para a empresa que irá contratar os seus serviços.

Este termo deve ser visto com cuidado. A autoridade só irá existir se você realmente tiver autoridade no tema, não adianta construir páginas e uma comunicação repleta de frases como “especialista” se não há, de fato, especialidade no assunto em questão. Tal iniciativa irá gerar um reconhecimento de marca extremamente genérico e pobre, sem identificação para com o consumidor daquele serviço.

O segredo está na paciência e em um trabalho constante!

Invista no médio e longo prazo, contando sobre sua história e trabalho aos poucos, para que sua evolução também seja perceptível para o público-alvo e gere admiração genuína por ele.

Uma alternativa interessante de Branding na Advocacia é contar com um Blog Institucional bem elaborado, em que os temas tratados ali reflitam o trabalho realizado pelo escritório em questão e que, naturalmente, os visitantes de sua página passem a considerar ele como uma autoridade sobre o que se propõe a fazer.

A assessoria de imprensa também pode ser viável. Essa atividade consiste em enviar sugestões de pauta para jornais e veículos de comunicação sobre assuntos que seu negócio possa servir como uma referência dentro de uma matéria jornalística, direcionar algum profissional do escritório para uma entrevista, entre outros. Essa dinâmica também vale para portais especializados no universo do Direito, Medicina, entre outros, bem como a divulgação na participação de eventos e palestras relacionados ao universo em que atua.

Por último, faça com que as cores e características de sua logomarca reflitam em toda a sua comunicação. Aproveite dos elementos que lhe são característicos para que o visual deles possa ser aplicado em todas as plataformas e materiais de divulgação, para que o reconhecimento da marca não se dê somente pelo nome ou pela logo, mas pelo conjunto de elementos mais sutis que também compõe a sua empresa.

André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

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