A Assessoria de Imprensa consiste em promover o relacionamento de um profissional/prestador de serviços com toda a mídia: jornais, revistas, portais especializados, emissoras de rádio e televisão, influenciadores, entre outros.
Uma assessoria de imprensa é formada por uma equipe de jornalistas que são responsáveis por pesquisar temas e conteúdos relevantes relacionados direta ou indiretamente sobre seus clientes, a fim de sugerir pautas para que estes sejam entrevistados pelos veículos de comunicação como fonte nas matérias que serão veiculadas pela mídia.
A assessoria de imprensa pode ser perfeitamente incorporada em conjunto com sua estratégia de marketing digital. Ter um blog institucional relevante e bem ranqueado no Google é ótimo e deve ser uma estratégia adotada pelas empresas, mas ter também reportagens falando sobre sua atuação irá dar ainda mais credibilidade. Não é você falando sobre seu negócio, mas um veículo de comunicação ou influenciador digital que checou todas as informações com isenção e o colocou dentro de um contexto informativo.
Investir em uma assessoria de imprensa é investir em um reconhecimento de marca maior, acreditando que sua empresa terá um valor mais importante na vida do consumidor e na sociedade como um todo, sendo fonte de informação de interesse público. O trabalho da assessoria é contínuo, sendo que, dia a dia, seus produtos, eventos, participações, lançamentos e demais assuntos serão sugeridos aos canais de mídia como sugestão de conteúdo para a elaboração de cada noticiário, com distribuição de forma estratégica.
O trabalho de uma assessoria de imprensa consiste em sugerir que cada cliente seu tenha espaço na mídia, por meio do envio de releases – sugestões de matérias e contato com as redações dos jornais e influenciadores.
Um bom trabalho de assessoria proporciona excelentes chances de aparecer na mídia, mas não existe acordo entre a empresa e os jornalistas para que isto ocorra, tudo é feito de forma natural, caso a redação tenha interesse no que foi sugerido, então há a veiculação do cliente como fonte de uma matéria.
Os profissionais da assessoria de imprensa vão definir, por meio de um brieffing – estudo de caso detalhado do cliente, quais seriam os canais de comunicação e os contatos dentro dos jornais, rádios, sites e televisão que podem ser os mais interessantes para divulgar os materiais e releases.
No entanto, não é garantido que a sugestão de pauta sairá definitivamente neste ou naquele veículo. Como explicado no primeiro item, a assessoria de imprensa funciona de forma natural, em que o relacionamento entre os clientes e a mídia é construído todos os dias.
A Assessoria de Imprensa é muito recomendada para empresas e profissionais que querem aumentar seu relacionamento com a mídia e criar uma autoridade sobre o assunto em que tratam frente à opinião pública.
Diariamente, vemos profissionais sendo entrevistados como fonte de informação sobre assuntos diversos. Geralmente, esses profissionais chegam aos noticiários por meio de sugestão das assessorias, que possuem o contato dos jornalistas dos diferentes veículos de comunicação do país.
A Assessoria de Imprensa serve também para o auxílio e divulgação de eventos direcionados para a imprensa, especialmente na divulgação do lançamento de produtos, novas ações envolvendo algum estabelecimento, entre outros.
Outra atribuição muito importante se refere à gestão de crises, em que clientes vão necessitar de uma estratégia de comunicação que irá levar em conta a boa reputação da empresa e a recuperação de sua estima perante o público, seja no contato com os jornalistas, como na divulgação de material institucional diretamente para o público.
O trabalho de comunicação interna, como de comunicados e jornais preparados especialmente para os funcionários de uma organização, reuniões, promoções de eventos coporativos, entre outros similares, também passa pelos trabalhos dos assessores de imprensa.