Marketing Jurídico – Guia sobre o assunto

O Marketing Jurídico tem chamado cada vez mais a atenção de advogados autônomos e até mesmo dos grandes escritórios nos últimos anos.

Podemos dizer que desde meados de 2016, vários profissionais do universo jurídico passaram a atentar para a possibilidade de conquistar clientes pela internet, utilizando estratégias de marketing digital, como construção de sites institucionais, landind pages, campanhas de mídia paga, redes sociais, entre outras alternativas.

Essas estratégias, adaptadas à realidade de um advogado, que tem de agir conforme o código de ética da OAB, são chamadas de Marketing Jurídico Digital.

Estratégias de Marketing Jurídico em 2021

No início, os escritórios ainda buscavam um formato do que seria o ideal no Marketing Jurídico.

Na atual conjuntura, diversificaram muito as estratégias, envolvendo diversas ferramentas, conforme a realidade de cada escritório.

Desde a crise do Covid-19 em 2020, um dos assuntos mais discutidos diz respeito ao trabalho remoto e a importância das estratégias digitais.

Advogados s que aderiram à transformação digital ou que já atuam com plataformas digitais foram os que menos sentiram os efeitos do isolamento social.

Passado este momento, o ficarão com um excelente legado de como trabalhar nos meios digitais, sendo que alguns vão até preferir atuar somente desta forma.

Visto a importância do Marketing Jurídico Digital, separamos algumas dicas que podem ser úteis para qualquer escritório ou advogado autônomo. Confira:

Invista em um site institucional

Possuir em website institucional não é uma grande novidade nem uma realidade muito distante para a maioria das empresas, até mesmo para escritórios de advocacia.

As ferramentas disponíveis no mercado possibilitam que este serviço seja oferecido a um valor acessível.

Mesmo assim, muitos empresários, médicos e advogados não possuem um site institucional, ou possuem uma página feita há muito tempo, que não acompanha as evoluções nos layouts disponíveis para as páginas da web, muitas vezes, não apresentando uma experiência agradável de navegação, tanto nos computadores quanto em celular.

É neste contexto que acaba sendo necessário investir em um site institucional adequado com o que há de contemporâneo no design para páginas na internet.

O site irá transmitir a sua credibilidade

Existem profissionais renomados em suas áreas e que, mesmo assim, não possuem um site institucional bem elaborado.

Nestes casos, a reação do visitante pode ser a de dúvida, ao se questionar se aquela página realmente é a do profissional que está procurando, ou realmente de decepção, por esperar por um encontrar um site robusto e condizente com a apresentação que o determinado profissional exige.

Ou seja, é importante construir a página com a mesma seriedade com a qual o profissional elabora o seu escritório..

A impressão do visitante em seu site deve ser tão positiva quanto a que ele teria em se estivesse visitando o escritório físico.

Pense em um design que seja agradável e que a linguagem adotada tenha um começo, meio e fim fácil de identificar.

Como proporcionar uma experiência agradável em sua página institucional

Levando em consideração a questão de proporcionar uma experiência tão positiva quanto seria uma visita física ao local do profissional, é necessário pensar o site com uma linha de raciocínio fácil de entender, em que as informações mais importantes estejam disponibilizadas de forma bem visível e que existam algumas opções para quem procure por maiores detalhes dentro do tema que será relatado nas sessões internas.

  • Home Page: É a página principal de um site. É aqui que todas as informações gerais sobre o escritório/consultório serão disponibilizadas.
  • Página de Serviços: Nesta sessão, o profissional irá esmiuçar a sua área de atuação, os serviços que ele oferece, entre outros detalhes.
  • “Sobre o Nós”: Página que explique mais detalhes no que diz respeito à história da empresa, suas características institucionais, entre outras.
  • Blog: O Blog atrelado ao site institucional é de grande importância para que o profissional possa repercutir os temas relacionados ao de sua área de atuação, seja por meio de notícias da área ou artigos mais técnicos do ramo em que atua.

Prospecção: Google Ads pode potencializar o seu negócio

Depois de um site institucional bem elaborado, o profissional já pode começar a divulgar o seu negócio com segurança.

A melhor forma de potencializar a divulgação de um site no curto prazo é o Google Ads.

O Google Ads é uma forma de você aparecer nas primeiras posições do Google rapidamente.

Os anúncios são pagos pelo usuário, que abastece sua conta via Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.

O valor será o de Custo por Clique geralmente, ou seja, cada clique que a página recebe, irá ser descontado do saldo adquirido.

Este valor é variado, conforme a concorrência das palvras-chave respectivas da área de atuação do anunciante.

O Google Ads é uma boa alternativa para geração de visitas rápidas no site e oferecimento de serviços online.

É necessário que a página tenha formas de contato, como formulários de inscrição e botão de Whats App, para que a conversa tenha sequência.

Também é necessário suporte de atendimento aos Leads, ou seja, pessoas responsáveis a entrar em contato com possíveis interessados que se inscreveram em sua página.

Desta forma, o investimento no Google Ads pode ser melhor aproveitado. Apenas anunciar sem ter o suporte para prestar atendimento é um dos grandes erros com esta plataforma. 

Marketing Jurídico no Instagram: será mesmo que é a melhor alternativa para o seu escritório?

Geralmente, quando alguém pensa em fazer a divulgação do seu negócio na internet, logo pensa no Instagram como uma forma eficiente de concretizar vendas e realizar negócios.

Essa conclusão é tomada de forma meramente intuitiva, visto que essa rede social privilegia a utilização de conteúdo visual e crê que, como o seu uso é cada vez maior pelos brasileiros, estar nela será o suficiente para expor sua marca e concretizar negócios de forma eficiente e orgânica, com um baixo investimento.

A estratégia de aparecer no Instagram é muito utilizada por comerciantes e prestadores de serviços de menor porte que geralmente lidam com produtos e bens de consumo mais acessíveis, como lojas de roupas, cabelereiros, lanchonetes, entre outros.

Marketing Digital envolve atração, convencimento e, no final, concretização do negócio.

Com certeza este tipo de estratégia não é a solução mais assertiva para escritórios de advocacia.

O Instagram até pode ser um complemento de suas estratégias no que diz respeito à presença de marca, mas não é uma forma de prospecção assertiva.

É bom deixar claro que reconhecimento de marca e prospecção são coisas diferentes, mas, no dia a dia, o “Marketing Jurídico” acaba sendo visto como um conjunto de estratégias que visam um retorno de prospecção para o escritório, portanto é bom analisar o Instagram neste contexto.

Ou seja, o Marketing Digital só será vantajoso se as etapas de atração, convencimento e conclusão do negócio estiverem bem delimitadas.

Podcast para advogados – Comunicação Ágil e Assertiva

Um dos formatos de conteúdos digitais que mais ganhou visibilidade nos últimos anos é o Podcast. A tendência reflete o estilo de vida contemporâneo e também abre possibilidade, inclusive na advocacia. E é por isso que hoje trago as melhores dicas de podcast para advogados para quem quer investir no formato de conteúdo.

O Podcast nada mais é do que um conteúdo em áudio.

É um texto narrado para o ouvinte que visita uma página, tanto no formato auto hospedado, como streaming (a exemplo do Spotify) ou para download.

Para saber, leia na íntegra no Blog do SAJ ADV!

PARTE 2: Branding e Marketing Jurídico: Por que o cliente deve escolher o seu escritório?

Vivemos em um mundo repleto de empresas e iniciativas de empresários de todos os setores, sendo muito difícil encontrar alguma forma de produto ou prestação de serviços que realmente seja uma “novidade” na vida das pessoas.

Isso significa que estamos alinhados com as reinterpretações de ideias e conceitos, a fim de oferecer soluções cada vez mais ágeis e assertivas para a vida das pessoas.

Neste sentido, as empresas que se destacam não são mais aquelas que somente oferecem um produto bom ou um preço competitivo.

Pela concorrência, sempre irão existir concorrentes qualificados nestes aspectos, é preciso buscar o diferencial.

É preciso que a sua marca e identidade gere respeito e admiração por parte do seu público-alvo, conceito que chamamos de “Branding”.

Como meu escritório é visto pelos outros?

Você já se fez essa pergunta? Tem a preocupação sobre qual é a impressão que o seu público tem sobre o seu negócio?

Quando tratamos de Marketing Digital ou mesmo de Marketing Jurídico, geralmente pensamos primeiramente na prospecção online que podemos realizar na Internet.

Acontece que o Marketing Digital não se resume somente à prospecção. O Branding, ou seja, o reconhecimento de marca, é um dos pontos mais importantes para que a tomada de decisão de seu público-alvo.

Reconhecimento de marca online

Quais estratégias eu posso tomar para que o meu negócio se destaque na Internet?

Ou melhor, para que um visitante considere o meu escritório como a solução mais eficiente para o seu problema?

O primeiro passo é o de contar a sua história. Isso significa dizer que grandes marcas são consistentes porque tem como base a história de seus fundadores.

Mesmo se você tiver uma história curta, não desista de contar ela e, aos poucos, gerar maior reconhecimento.

Um dos termos mais recorrentes no universo do Marketing Digital é o de “construir sua autoridade”, onde agências de marketing jurídico e demais profissionais liberais prometem “construir autoridade” para a empresa que irá contratar os seus serviços.

Este termo deve ser visto com cuidado. A autoridade só irá existir se você realmente tiver autoridade, ou seja, não adianta construir páginas repleta de frases como “especialista” se não há, de fato, especialidade. Tal iniciativa irá gerar um reconhecimento de marca extremamente genérico e pobre, sem identificação para com o consumidor daquele serviço.

O segredo está na paciência e em um trabalho constante!

Invista no médio e longo prazo para que sua evolução também seja perceptível.

Uma alternativa interessante de Branding na Advocacia é contar com um Blog Institucional bem elaborado, em que os temas tratados ali reflitam o trabalho realizado pelo escritório em questão e que, naturalmente, os visitantes de sua página passem a considerar ele como uma autoridade sobre o que se propõe a fazer.

A assessoria de imprensa também pode ser viável.

Essa atividade consiste em enviar sugestões de pauta para jornais e veículos de comunicação sobre assuntos que seu negócio possa servir como uma referência dentro de uma matéria jornalística.

Isso ocorre com o jornalista direcionando o profissional do escritório para uma entrevista, opinião, entre outros.

Essa dinâmica também vale para a divulgação na participação de eventos e palestras. Leia mais no Blog do SAJ ADV!

Por último, faça com que as cores e características de sua logomarca reflitam em toda a sua comunicação.

Aproveite dos elementos que lhe são característicos para que o visual deles possa ser aplicado em todas as plataformas e materiais de divulgação, para que o reconhecimento da marca não se dê somente pelo nome ou pela logo, mas pelo conjunto de elementos mais sutis que também compõe a sua empresa.

DICA: Busque inspiração fora do universo Jurídico!

Você já parou para pensar na existência de um mercado de luxo na advocacia?

Uma das estratégias que mais utilizo em minhas ações de marketing digital é buscar inspirações em outras áreas. O mercado de luxo, por exemplo, possui diversas particularidades que podem se aplicar ao contexto do universo jurídico.

O que isso significa, na prática? Que buscamos inspiração em grandes marcas de moda, tecnologia, arquitetura e até mesmo arte. Isso tudo para que, nos quesitos visuais e até mesmo em uma metodologia de atendimento, o escritório possa se diferenciar dos demais.

Leia mais no Blog do SAJ ADV!

PARTE 3: Devo investir em uma Agência de Marketing Jurídico?

1 – Veja se o seu escritório hoje é sustentável.

Esse é o ponto de partida antes de entrar no marketing digital.

Antes de criar uma demanda de clientes o advogado ou gestor do escritório deve entender se possui também profissionais aptos a receber o tipo de ação que será objeto das divulgações pela Internet.

Essa observação parece ser simples e até mesmo obvia, mas ainda assim é de extrema importância para que o ciclo se torne sustentável a que o cliente fique satisfeito com o atendimento que for receber do escritório e que a questão da divulgação seja feita a partir do momento em que exista uma segurança com relação à eficiência dos processos em trâmite dentro do escritório.

2- Posso tocar o trabalho do Marketing Digital sozinho ou procuro por uma Agência de Marketing Jurídico?

Um advogado que trabalhe completamente sozinho deverá entender que ele funciona como todos os setores e que terá de separar um tempo para:

  • Preparar a divulgação nas redes sociais
  • A parte de blog institucional referente ao que chamamos de marketing de conteúdo
  • Gestão dos valores investidos na Internet
  • Por fim, o atendimento aos leads – oportunidades de negócio.

No caso de uma equipe maior, caberá ao gestor delegar as tarefas referentes ao marketing digital da empresa para os demais advogados e funcionários.

Surge então a pergunta: é possível organizar tudo isso sozinho ou seria o importante o apoio de uma agência de marketing jurídico?

Isso significa que é muito difícil manter a periodicidade de um trabalho de marketing jurídico sem que exista o apoio de um profissional.

Ou seja, nada impede que o advogado faça a divulgação de seu trabalho, mas que, em um segundo momento, tenha o suporte de um profissional.

O profissional de marketing poderá alinhar estratégias que funcionem melhor tanto no curto quanto no longo prazo, com a expertise de saber operar ferramentas específicas.

3 – Existem cada vez mais ferramentas de Marketing Digital com funcionalidades técnicas e específicas – Uma agência de Marketing Jurídico terá a expertise necessária para ajudar

Antes o marketing digital funcionava de forma mais subjetiva e orgânica.

Hoje, existem ferramentas para e-mail marketing, gestão de mídias sociais, CRM de leads, plugins do WordPress para os sites institucionais, além dos produtos Google, como o Ads, Analytics, Tag Manager, Search Console, entre outros.

Isso ocorre porque busca-se cada vez mais a performance digital, ou seja, números cada vez mais exatos e positivos sobre as ações tomadas na internet.

Sendo assim, há o contínuo desenvolvimento de ferramentas e plataformas que prometem auxiliar no trabalho de marketing digital.

Ocorre que estas ferramentas também exigem um conhecimento técnico de quem irá operacionalizar cada uma.

Um trabalho iniciante, em que o profissional esteja dando seus primeiros passos no marketing digital, pode ser feito por conta própria, sem problemas.

Se a ideia é buscar números cada vez maiores e melhores em suas ações, utilizando de sistemas e plataformas mais avançadas, então é o caso de contar com o suporte de uma agência de marketing jurídico.

4 – Em outras palavras: avalie os custos e encare o Marketing Digital como um investimento

O advogado deve definir o marketing digital como um investimento, em que sua marca será exposta para possíveis interessados em seus serviços de forma contínua.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing jurídico não se limita a campanhas pontuais, ou seja, é uma estratégia de médio e longo prazo, que deve ser adotada logo que o escritório tenha estrutura financeira para sustentar todos os custos que terá com essa forma de divulgação.

No início, criar algumas campanhas pontuais será interessante para atrair alguns clientes, ir criando uma base e um fluxo de caixa até que o investimento no marketing digital se torne em um custo basicamente fixo, que irá ajudar a alavancar a imagem do escritório e a prospecção qualificada.

Resumindo: chegará um momento em que o investimento do marketing digital será parte do escritório, tão importante quando sua estrutura física, por exemplo.

Até que se chegue a este patamar, é aconselhável fazer investimentos pontuais, avançando de forma gradativa e a fim de garantir a sustentabilidade do projeto.

Para tanto, contar com o suporte de uma agência de marketing jurídico é importante, principalmente na questão de delimitar quais serão as estratégias adotadas no curto, médio e longo prazo, visando que o escritório

Na Lide Digital (www.lidedigital.com.br), procuramos buscar um conceito amplo de comunicação, que envolva os dois universos de forma qualificada, visando o curto, médio e longo prazo.

Além disso, convido aos advogados e advogadas a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.

Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes

André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.