Guia básico de Marketing Digital para Autônomos

De uns anos para cá temos presenciado uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e consumo de produtos e serviços, se fazendo necessário o conhecimento do marketing digital para autônomos.  

Para começo de conversa, nota-se que número de trabalhadores autônomos e prestadores cresceu muito nos últimos anos.  

Devido à dificuldade em encontrar o tradicional serviço de carteira assinada, muita gente decidiu investir nos próprios talentos e venderem seus produtos ou oferecer serviços por conta própria.

Muitas pessoas encontraram suas verdadeiras vocações neste cenário e se encantaram com a liberdade e possibilidades de criação que existe para o trabalhador autônomo.

Mas, para chegar até o sucesso como autônomo, é imprescindível o empresário ter um bom plano de comunicação, para que suas soluções cheguem até o público e é aí que entra o marketing digital para autônomos.

Em resumo, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é a atividade de divulgar e trazer valor para uma marca dentro dos meios digitais, principalmente online.

Existem diversas possibilidades de marketing digital e sempre surgem novas plataformas, redes sociais e tendencias, de forma que definir quais ferramentas compõe o Marketing Digital, de forma definitiva, é praticamente impossível e inútil.

Quais são os principais canais de marketing digital para autônomos e empresários?

Mesmo assim, podemos citar que os canais mais comuns de divulgação de marcas online são:

– Site Institucional

– Redes Sociais do Autônomo, como: Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, entre as mais conhecidas e utilizadas

– Blog Institucional: Seja dentro de um site, ou um blog separado, é uma ótima ferramenta para criação de textos e conteúdo

– Landing Pages

– Ferramentas do Google, como Google Meu Negócio, Shopping, etc

– E-Commerce: Site Institucional preparado especialmente para vendas, onde é possível fazer todo o processo de venda virtualmente.

– Marketplaces: Sites onde várias lojas podem se cadastrar e realizar suas vendas por intermédio da plataforma, sendo o Mercado Livre o mais conhecido no Brasil, mas cada vez mais abrangendo para várias áreas e modalidades, como o Enjoei, Shopee, entre outros.

– Entre outros

Cada uma destas plataformas permite algum grau de divulgação para o marketing digital para autônomos.

Quais plataformas e redes sociais eu devo escolher para o meu projeto de marketing digital?

Quando o profissional autônomo quer começar a divulgar o seu trabalho, é comum ele se perguntar logo qual rede social deve escolher, se deve começar a investir logo em um site por exemplo, entre outras possibilidades.

Mas por qual caminho o autônomo deve começar a seguir no marketing digital?

O mais importante é o autônomo ter a consciência do que o seu negócio representa, qual o público-alvo que ele quer atingir e principalmente o seu perfil de comunicação.

Vivemos em um mundo com variedade de estilos e personalidades, sendo impossível definir, de forma taxativa, qual rede social é apropriada para um autônomo iniciar.

Temos de levar em consideração, sempre, todas as nuances do negócio e perfil do profissional para, então, definir um planejamento de comunicação.

Escolha, primeiramente, se você irá ser a própria marca do seu negócio ou irá criar uma para ele

Até algum tempo atrás, era muito incomum ver as pessoas utilizando seus nomes e sobrenomes como marcas dos seus negócios.

Geralmente, esta prática estava mais relacionada a médicos, dentistas e advogados, por exemplo.

Agora, muitas pessoas tornam-se a própria marca de seus negócios, unindo o pessoal com o profissional.

Este tipo de estratégia é interessante principalmente quando o autônomo já possui um carisma inerente à sua personalidade e esta acaba refletindo seu negócio.

Um exemplo comum são as influenciadoras que promovem negócios do ramo da beleza, como maquiagens, roupas etc.

Muitas delas realmente são usuárias dos produtos que procuram vender e os seus potenciais clientes enxergam em seu estilo de vida algo autêntico, que cria uma ligação entre quem está vendendo e quem está comprando.

Isso irá impactar diretamente no planejamento de comunicação dentro do Marketing Digital no futuro.

Por um lado, é mais prático você trabalhar de no formato personalíssimo, pois poderá utilizar os elementos do seu próprio dia a dia como produção de conteúdo para sua marca, sem precisar criar toda uma estrutura separada para o que seria seu negócio.

Como criar uma marca para o seu negócio?

A criação de uma marca para uma empresa, com um nome novo, identidade e visual próprios, pode assustar um pouco no início.

Para criar uma marca, é necessário um processo de pesquisa, onde o autônomo/empresário terá de entender, com profundidade, o universo que irá adentrar.

Existem empresas que trabalham somente com isso, as chamadas consultorias de Branding e Construção de Marcas.

As vantagens de criar uma marca tradicional é principalmente a de passar uma imagem de empresa de maior porte ao seu público.

Enquanto uma marca personalíssima é ligada exclusivamente a pessoa que a representa, dando uma ideia de um negócio que irá em torno de poucos envolvidos, uma marca tradicional proporciona uma sensação de maior robustez.

Neste sentido, é possível transmitir uma imagem de maior qualidade, capacidade de produção etc.

No entanto, é necessário que o conceito da marca fique bem claro para a equipe que for a promover.

Muitas vezes, criar conteúdo e ser lembrado pelo consumidor por meio de uma marca tradicional é mais trabalhoso, porque é necessário ir além da pessoa que a representa, como o seu fundador, por exemplo.

Qual das duas devo escolher?

Uma das principais dicas para o autônomo é ele responder a si mesmo se quer ter seu nome diretamente vinculado a aquela atividade.

Se ele possui outros negócios ou atividades, por exemplo, é melhor escolher por uma empresa tradicional.

Também é o mais indicado para empresas maiores, de médio porte para cima.

No entanto, para aqueles que procuram por praticidade, escolher um posicionamento personalíssimo será melhor, principalmente no momento de criação de conteúdo para as redes sociais.

Definido meu posicionamento, comece pelo Google Meu Negócio

O Marketing Digital para autônomos pode ser iniciado por meio da observação que ele tem sobre o seu público.

Se o autônomo em questão irá montar uma empresa de manutenção de computadores, por exemplo, é interessante que ele faça uma breve pesquisa sobre onde as pessoas que buscam por esse serviço estão.

Quem está montando um negócio pode divulgar o serviço em grupos de amigos, vizinhos, pode ser uma boa saída até começar a criar um nome mais relevante no mercado.

No início, se pensa que as redes sociais são o melhor início, mas o Google Meu Negócio é uma das plataformas gratuitas mais viáveis.

Para qualquer autônomo, é primordial que se cadastre no mapa do Google e tenha um perfil bem alinhado por lá.

Além de ser gratuito, ele permite o cadastramento de uma série de informações e criará “vida” para o negócio na internet, principalmente no alcance local.

Uma das primeiras coisas que fazemos quando somos indicados a conhecer uma empresa é ver se ela tem um endereço, primeiramente, para ver se se trata de um negócio que de fato existe e é idôneo.  

 Redes Sociais: O que o autônomo pode fazer?

Uma das maiores vantagens das redes sociais é que elas permitem acesso gratuito para criação de conteúdo.

Existem muitos casos autônomos e empresários que tem perfis muito bem alimentados, diariamente, nas principais redes sociais e são ótimos exemplos de crescimento orgânico.

Neste contexto, podemos afirmar que o Facebook e o Instagram são hoje as principais redes sociais no Brasil.

O foco destas redes está principalmente na comunicação visual, utilizando imagens, vídeos curtos e textos extremamente breves.

Para ter um trabalho produtivo nas redes sociais, é necessário dedicação de muito tempo.

Autônomos que querem definitivamente atrair público e vendas pelas redes sociais precisam constantemente criar conteúdo, às vezes, tendo que trabalhar até todos os dias na produção.

Nestes casos, muitas empresas personalíssimas, como dito nos parágrafos anteriores, saem em vantagem.

Para a pessoa que personifica aquele negócio, acaba sendo mais prático fazer postagens e stories diárias, que irão atrair e engajar o público.

Vale lembrar que o algoritmo de redes sociais como o Instagram prioriza perfis que estão sempre atualizados.

E a tendência é essa: as redes sociais irão exigir cada vez mais assiduidade de quem está postando e verdadeiros personagens, que se encaixam mais nas pessoas físicas do que jurídicas.

Empresas Tradicionais x Influenciadores

Empresas maiores sentem mais dificuldade, pois ainda adotam, geralmente, um formato de comunicação de redes sociais comum até alguns anos atrás, onde colocavam um ou dois posts de semana, com notícias relacionadas ou conteúdos de blogs, mas já não é o suficiente.

É difícil definir em uma organização maior, quem estará a frente desta “personificação” esperada nas redes sociais.

Não que esteja errado postar no formato tradicional, mas a partir disso será necessário a criação de outras vias além das redes sociais, o que iremos discutir mais adiante.

Em resumo, as redes sociais podem ser excelentes para empresas personalíssimas, onde a pessoa que a representa será inerentemente às suas funções um influenciador digital, com possibilidade grande de seguidores e vendas.

Já empresas maiores, existe a tendência de postar para a movimentar as redes sociais apenas como reconhecimento de marca no ambiente digital.

Site Institucional: Sua empresa precisa de um!

Um site institucional é bem-vindo para autônomos de todos os tipos de empresa e posicionamento de marca.

O site institucional do autônomo será o seu espaço próprio, em que ele poderá colocar, de maneira ampla, todas as nuances do seu trabalho.

Muitas vezes, nas redes sociais, não há muita oportunidade de tratar os assuntos com maior aprofundamento.

No site, é possível trabalhar via Blog, nas próprias informações das páginas internas, ajudando a transmitir maior credibilidade.

Isso se dá principalmente para o consumidor mais atento e que quer uma maior solidez na apresentação do produto ou serviço que procura.

Outro fator muito importante é que será por meio do site institucional que será possível trabalhar com as ferramentas do Google com maior profundidade.

Para utilizar o Google Ads e ter um desempenho melhor na pesquisa orgânica na rede de pesquisa do Google e Google Meu Negócio, por exemplo, é de grande importância ter um site institucional.

O ideal é que o site tenha uma linguagem amigável, de forma que fique fácil navegar nele também pelo celular.

Importante também contar com formulários de contato, botões de Whats App e tudo que convide o visitante a aprofundar seu contato com a empresa.

Fora isso, existem hoje diversas aplicações de Chat Virtual, por exemplo, que permitem os sites se tornarem verdadeiros vendedores virtuais das empresas.

Mídia Paga é uma boa estratégia de marketing digital para autônomos?

Levando em consideração que o negócio em questão tem um site bem estruturado e já faz um trabalho de posicionamento de marca nas redes sociais, o próximo paço de evolução no marketing digital para autônomo é a mídia paga, como Google Ads, Facebook e Instagram Ads, etc.

Investir em Mídia Paga é uma excelente forma de buscar crescimento, mas é preciso ter consciência de ter o valor correto para começar.

O erro de muitos empresários é investir, logo no início, uma quantia que compromete seu faturamento logo no início das atividades, acreditando que irão vender rapidamente e recuperar o investimento feito, inclusive com lucro.

Ocorre que, atualmente, Google Ads e Facebook Ads estão bem concorridos, sendo necessário ter um valor inicial razoável para poder iniciar as campanhas.

Com um valor de mil reais, por exemplo, um autônomo já pode começar a observar um aumento substancial nos acessos de seu site e redes sociais.

Nesta toada, com um mês de trabalho, é possível observar as primeiras oportunidades concretas de negócio, dando início a um ciclo virtuoso de vendas online na empresa.

Portanto, o empresário deve preparar sua expectativa e finanças antes de iniciar na mídia paga.

De outro lado, é importante criar as campanhas com uma agência especializada, ou um profissional dentro da empresa dedicado a estas questões.

Como a competitividade é cada vez maior, necessário é contar com um profissional devidamente capacitado a lidar com as ferramentas que, ano a ano, aumentam o grau de sofisticação e complicações.

Devo contratar uma agência ou faço por conta própria o meu marketing digital?

Essa é uma das principais dúvidas dos autônomos: contratar alguém para definir suas estratégias ou seguir por conta própria?

No início, nada impede de o empresário autônomo começar a postar nas redes sociais etc.

Se ele já possui um carisma para se tornar um influenciador poderá, começar a virar referência no seu ramo de atuação sozinho.

No entanto, conforme as coisas evoluem, torna-se mais complexa a administração.

Certas coisas exigem um preparo técnico maior, como por exemplo, montar uma campanha no Google Ads ou construir um site institucional.

Por isso, profissionalizar o setor, seja de forma terceirizada ou com a contratação de um profissional efetivo, é a alternativa melhor para o médio e longo prazo no marketing digital para autônomos.

É importante também ter consciência de que as estratégias não podem ser abandonadas depois de criadas, sendo necessário alguém encarregado da manutenção.

Marketing Digital é hoje um segmento dentro das empresas tão importante quanto o setor administrativo, por exemplo.

Já não é apenas um acessório das organizações, mas um dos setores estratégicos e de grande importância.

Escrito por André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, com curso em Mercado de Luxo pelo Centro Europeu, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

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