Um dos pontos mais importantes do Marketing sem dúvidas é o reconhecimento de marca, mas será que é possível construir um projeto de Branding para Advogados?
A advocacia está cada vez mais competitiva, principalmente nas vias digitais e ter um projeto de Branding forte sem dúvidas irá colaborar para que o escritório tenha maiores chances de ser lembrando pelo seu público.
Para atingir um reconhecimento de marca consistente é preciso trabalhar visando o médio e longo prazo, sendo necessário ser persistente e constante para a obtenção de resultados.
Um trabalho de Branding também irá auxiliar muito suas estratégias de marketing digital, afinal, uma marca forte possui mais chances de convencer o público.
Para começar, o que é Branding?
De forma bem objetiva, o Branding é o conjunto de elementos que traz identidade para uma empresa e a gestão de sua marca, como:
- Nome da empresa
- Slogan ou Manifesto de Marca
- Logotipo e Fontes
- Símbolos, imagens, elementos visuais associados a marca
- Todos os demais elementos que envolvem a representação daquela marca.
Sendo assim, podemos afirmar que a gestão de Branding para Advogados visa a caracterização da empresa, ou seja, marcar presença na cabeça do consumidor de forma sólida e criando uma boa reputação perante o público.
Qual a importância de investir em Branding na Prática?
A custo de comparação para facilitar o entendimento, podemos dizer que uma empresa que não investe em Branding é genérica, sem características marcantes, que pode ser esquecida facilmente perante as demais.
Já uma empresa que investe na gestão de sua marca e nos elementos mais subjetivos que compõe o seu negócio, tende a ter uma admiração genuína e duradoura por parte do seu público.
Vamos usar um exemplo bem prático: o consumo de café, que é um hábito muito comum entre os brasileiros.
Uma das cafeterias mais famosas do mundo é a Starbucks.
É praticamente impossível alguém que consuma produtos da cultura ocidental nunca ter se deparado com a Starbucks, seja consumindo seus alimentos e bebidas, ou por meio de filmes etc.
O slogan da Starbucks vai de encontro com a gestão de Branding bem feita: “Its more than coffe. Its Starbucks”, ou seja, “É mais do que café. É Starbucks”.
A marca é muito segura disso porque sabe que todos os elementos como a decoração de suas lojas, aromas dos produtos, embalagens, fontes e cores compõe a experiência completa do que é consumir a Starbucks.
Starbucks é mais do que café porque é um estilo de vida, quem toma este café, tem a sensação de viver em uma grande metrópole.
Mas até a marca conseguir chegar a este ponto de produzir essa experiência, trabalhou com muito foco no Branding para se diferenciar de outras empresas que faziam “apenas” café.
Veja que, ao se lembrar da Starbucks, é provável que as pessoas se lembrem de outras coisas antes do café: alguma cidade, shopping, filme, personagem de ficção ou experiências de reuniões de trabalho.
Isso ocorre porque a marca investe em Branding e sabe que precisa proporcionar uma grande experiência ao seu consumidor que ultrapassa o seu produto principal.
Agora pense em uma outra cafeteria qualquer de bairro que não investe em Branding.
Mesmo que ela tenha um produto tão bom ou até melhor que o da Starbucks, praticamente não será lembrada caso não invista na Gestão de Marca.
Isso ocorre porque ela não criou nenhum vínculo da marca dela com elementos em enriquecessem sua experiência, sendo mais uma no meio da multidão.
E como funciona o Branding para Advogados?
Na realidade da Advocacia, também é possível trabalhar o Branding.
Não só as grandes marcas de consumo podem ter um reconhecimento de marca consistente, mas também prestadores de serviços, incluindo advogados.
Podemos fazer uma analogia: que tipo de escritório é bem lembrado pelo público e qual é só mais um no meio da multidão?
Os escritórios que possuem grande reconhecimento do público costumam ser muito admirados pela parte técnica e prática.
Geralmente, são escritórios que tem pelo menos duas décadas de história, formados por bancas de advogados altamente capacitados.
É possível conferir quais são os escritórios mais admirados em 2020, de acordo com a revista Análise 500, clicando neste link.
Quais elementos mais contam para o reconhecimento de marca na advocacia?
Podemos perceber que os escritórios mais lembrados pelo público, em geral, possuem:
- Equipe especializada
- Atuação multidisciplinar
- Tradição
- Presença Nacional
- Produtividade em todas as escalas
- Produção Acadêmica, com advogados atuantes na parte técnica e teórica.
Por outro lado, escritórios que não possuem grande reconhecimento de público são formados por bancas pouco especializadas, mas, que, mesmo assim, atuam em diversas áreas, sem dispor de uma equipe qualificada naqueles setores.
Também não possuem presença no universo acadêmico ou na sociedade, divulgando seu conhecimento em artigos, eventos, congressos etc.
É possível um escritório iniciante trabalhar o Branding para Advogados?
Muitos dos atributos que acompanham estes escritórios foram adquiridos ao longo dos anos.
Mas será que um bom reconhecimento de marca está restrito a estes grandes escritórios?
Não necessariamente.
Com muito trabalho, persistência e seguindo algumas determinações, é possível um escritório de qualquer tamanho, até mesmo um advogado iniciante, realizar um trabalho consistente de Branding.
Confira algumas dicas:
1 – Defina um posicionamento de marca
Um dos elementos fundamentais para a construção de um planejamento de Branding.
O posicionamento de marca é a imagem que a empresa deseja consolidar perante o público.
Marcas bem-posicionadas são bem lembradas pelo público.
O posicionamento de marca servirá como um “norte” dela para todas as demais atitudes da empresa.
Para continuar com o exemplo anterior, vamos falar do posicionamento de marca da Starbucks.
A Starbucks se posiciona como uma empresa focada na experiência do consumidor, sendo uma empresa que chega a escrever o nome dos clientes nos copos de café como uma das atitudes mais simbólicas de “ser mais do que café”.
Um escritório de advocacia pode perfeitamente se posicionar de forma específica, a fim de criar uma identidade e se diferenciar dos demais.
Por exemplo, um escritório que lida com Direito Previdenciário, pode assumir um posicionamento específico, como:
“Cuidamos de Sua Aposentadoria” do Arêdes Advocacia, a fim de passar uma imagem mais humana no tratamento com pensionistas e especialidade na área previdenciária.
Esse posicionamento trabalha valores como amorosidade, atenção, cuidado, união e reflete todos os outros elementos, como site, cores, slogan, fotos, fontes etc.
2 – Capriche na Identidade Visual
É muito importante, depois de conhecer qual será o seu posicionamento de marca, ter uma identidade visual que transmita a mensagem escolhida.
Ao contrário do que muitos pensam, é importante primeiro escolher o posicionamento e não a identidade visual, pois a segunda dependerá da primeira.
A partir daí, é possível pensar quais cores, fontes e elementos visuais irão refletir a minha marca da melhora forma possível.
Adaptando para a realidade do escritório de advocacia, o mais comum é que a identidade visual para advogados não fuja muito de um padrão já estabelecido no Brasil.
Os advogados acabam optando por cores como vermelho escuro, azul, preto, entre outras cores que costumam transmitir mais seriedade.
Já as fontes usadas por escritórios de advocacia acabam sendo as serifadas e muitas vezes a logomarca é inspirada em fontes escritas à mão etc.
Na prática não é fácil fugir deste padrão, porque transmitir seriedade e um teor mais sóbrio é uma premissa dos escritórios de advocacia.
No entanto, é possível ter alguns elementos mais criativos, para que o conjunto final não fique com aquele aspecto “mais do mesmo”.
Reflita sobre os seus valores no posicionamento de marca e veja em quais pontos podem trazer algumas novidades para compor seu projeto de Branding para Advogados.
Por exemplo, ao invés de optar sempre pelo tradicionalismo, um escritório mais novo, formado por uma banca de advogados jovens, pode se inspirar em marcas de tecnologia, por exemplo, se o posicionamento de marca permitir este tipo de referência.
Outra saída criativa interessante é proporcionar o contraste entre o clássico, da advocacia, com aspectos mais modernos, por exemplo, ao utilizar uma tipografia moderna, mas uma logo que tenha uma tipografia mais conservadora.
Neste sentido, não há um manual com determinações sobre como montar uma identidade visual para advogados, mas, sim, de pensar em um conjunto de elementos que reflita seu posicionamento de marca e, na medida do possível, ouse para se diferenciar da concorrência, buscando referências fora do universo jurídico.
3 – Marketing Promocional – Divulgação
Outro fator preponderante para o sucesso do seu projeto de Branding é o Marketing Promocional.
Criar um conceito interessante e um posicionamento de marca consistente não será o suficiente se a empresa não divulgar suas ideias.
Por isso mesmo, é importante criar um planejamento de divulgação mais direto, buscando colocar a empresa em contato com o seu público-alvo.
Neste sentido, o advogado pode:
- Investir em um Site Institucional
- Impulsionar a Página no Google Ads, tanto na rede de pesquisa quanto na Rede de Display
- Investir em uma Assessoria de Imprensa, para aparecer como uma fonte de notícias
- Realização de Eventos, Palestras, Seminários etc.
- Vídeos Institucionais
- Lançamentos de livros e artigos, participação em eventos acadêmicos
- Entre outros
O principal intuito destas estratégias é aumentar o contato do consumidor com as marcas e relacionamento com clientes.
As estratégias irão funcionar principalmente se forem feitas de forma integrada.
4 – Redes Sociais dentro do contexto do Branding para Advogados
Por último, podemos tratar como as redes sociais podem auxiliar no projeto de Branding de um escritório de advocacia.
O que temos de ter em mente é que as redes sociais funcionam como um ponto de contato que o consumidor terá que ter com a marca.
Isso significa que cada postagem feita na rede social deve refletir o posicionamento de marca, tema que temos tratado de forma insistente desde o início da postagem.
Neste sentido, o profissional deve refletir: será que essa publicação fará sentido para a mensagem principal que quero transmitir?
Isso funciona mais como uma reflexão, porque, muitas vezes, as empresas num geral acabam não tendo muita firmeza do que publicar nas redes sociais e acabam caindo em modismos, sem que essas tendencias reflitam de fato o que a marca quer transmitir.
Essa premissa também vale para as novas redes sociais que surgem, sendo o exemplo mais claro o Tik Tok.
Será que o advogado tem que necessariamente estar nas redes sociais que surgem, ou o Tik Tok, por exemplo?
Se a banca procura uma postura mais sóbria e com viés acadêmico, atendendo pessoas jurídicas, por exemplo, vale a pena pensar se realmente se adaptar a um formato mais informal e divertido de determinada rede sociais será uma vantagem.
Como dito, não existe uma determinação: participe desta ou daquela rede social, faça posts desta ou daquela forma.
O que valem são as atitudes que combinam com o seu posicionamento de marca e vão de encontro com o público que se pretende atingir.
Tendo isso em vista, a atuação nas redes sociais tem tudo para dar certo e ser uma excelente aliada em seu projeto de Branding para Advogados!