Marcar presença na internet tem se tornado uma preocupação frequente entre advogados, tanto em autônomos, como em escritórios renomados que buscam transmitir sua credibilidade também dentro do universo virtual.
Muito se fala em redes sociais como forma de iniciar um trabalho de marketing digital, mas o site institucional para advogados ainda é a melhor alternativa para que o profissional possa demonstrar, com profundidade, toda a sua expertise e trajetória.
É nesse tipo de plataforma que o cliente terá um entendimento melhor sobre o trabalho que é exercido pelo escritório de advocacia, quais áreas atua, em quais demandas poderá contar com sua especialidade, entre outras.
Costumo dizer que nas redes sociais e no Google o profissional pode chamar a atenção, mas é dentro do site institucional que ele definitivamente irá convencer o cliente de que o seu trabalho é relevante e útil para solucionar os problemas que eventualmente surjam entre os visitantes de sua página.
O que levar em consideração para fazer um bom site para advogados?
1 – Leve em consideração as informações que serão colocadas na página
Todo o texto que está disponibilizado no site institucional deve ter um propósito. A função daquele texto é informar alguém, que, no caso, é o público-alvo do escritório.
Isso significa que a linguagem adotada deve ser apropriada e o advogado deve se fazer a seguinte pergunta: quem vai levar este texto? E se ler, vai compreender a mensagem que quero transmitir? A mensagem ali escrita demonstrará credibilidade?
Esta dica é importante pelo motivo de que muitos advogados escrevem usando o seu próprio vocabulário comum no meio jurídico e comunicam-se levando em conta si próprios, e não o seu potencial cliente.
Ressalto que não é o caso de simplificar a linguagem a todo custo, mas moderar o tom utilizado levando em conta quem vai ler aquilo.
2 – Design Amigável e facilidade ao navegar
O desenho do site deve levar em consideração a navegabilidade na página. O site pode estar esteticamente bonito, mas se ele estiver com as informações desconexas, em uma ordem lógica incoerente, então isso também irá dificultar na compreensão do público-alvo do advogado.
Muito se fala em um site adaptado para o mobile, mas isso não significa uma simples adaptação de layout para os dispositivos móveis.
De que adianta o site ter uma versão mobile, se está cheio de botões e sessões internas que são desestimulantes para quem está acessando pelo celular?
Tornar o site mais horizontal e sem um número exagerado de páginas é uma alternativa a ser pensada sempre que um site para advogados for elaborado, com informações claras e uma linha de raciocínio fácil de ser compreendida à medida que o conteúdo é visto pelo internauta.
3 – Use a criatividade, se inspire em fontes diferentes para ter um site autêntico
Existem inúmeras possibilidades de ter um site para advogados autentico e visualmente agradável.
O importante é fazer a diferença, tornar aquele site único em meio a tantos outros sites de advogados que existem por aí.
Nada mais genérico e sem presença do que um site repleto de fotos de livros, profissionais enfileirados com os braços cruzados, ou fotos aéreas de grandes metrópoles, etc. Não que estes elementos estejam errados, mas são utilizados pela maioria dos outros escritórios, ou seja, não tornam nenhum profissional diferente do outro, não vão causar nenhum impacto visual em seus novos visitantes.
Existem diversas cores, texturas, imagens, e elementos do universo da moda que fogem do que é comum da advocacia e podem perfeitamente ser utilizados de forma estratégica em um site para advogados, que, de forma alguma, vão tornar a página apelativa ou desrespeitosa ao código da ética da OAB. Pelo contrário, podem denotar bom gosto e presença qualificada na internet.
4 – Seu site chamará a atenção para uma nova conversa
O visitante que entrar na página do escritório de advocacia irá procurar pelas informações principais, conferir todos os itens e, se houver interesse, vai procurar uma forma de entrar em contato com os profissionais do escritório.
Portanto, é importante planejar diferentes formas de contato: Whats App, email, telefone fixo, formulários, etc. Não existe definitivamente um único formato a ser adotado, mas é importante deixar todas as ferramentas disponíveis para facilitar a vida de quem vai buscar uma conversa.
Alguns visitantes vão preferir contar a causa em um formulário, por meio de uma história mais detalhada a ser relatada, enquanto outros vão preferir puxar conversa no Whats App. Sendo assim, não custa deixar à disposição todas as maneiras de contato disponíveis em seu site.
É de suma importância deixar alguém do escritório responsável por conferir diariamente estes retornos dos visitantes, que, a partir deste momento, já podem ser chamados de “leads”: oportunidades reais de negócio, traduzindo para o universo jurídico, pessoas que possuem um problema concreto e podem se tornar possíveis clientes deste advogado.
5 – Conte com uma agência especialista em sites de advocacia para fazer o site do seu escritório
Uma agência especializada no atendimento de advogados e escritórios poderá entender melhor os questionamentos e a rotina inerentes ao trabalho jurídico como um todo.
Existem excelentes agências de comunicação em todo o país, diversas com profissionais muito criativos e com ótima execução das técnicas de marketing digital. No entanto, as peculiaridades do trabalho de um advogado são diversas e com certeza devem ser bem compreendidas para que suas ações na internet tenham um resultado positivo e contundente.
Na Lide Digital, procuramos nos especializar em profissionais liberais que exerçam ofícios marcados também pela formalidade, como é o caso da advocacia, bem como médicos, engenheiros, empresários do setor financeiros, entre outros.
Alinhamos estratégias para que este profissional seja atendido de forma personalizada e o seu produto final, como um site, o diferencie dos demais.
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