Uma das estratégias mais utilizadas por escritórios de advocacia para divulgar seu negócio na Internet é o Google no formato pago, mas será que o Google Ads para advogados funciona ou nem sempre é uma estratégia assertiva?
Afinal, será que a ferramenta de anúncios do Google vale a pena para escritórios de advocacia?
Vamos discutir as principais funcionalidades da ferramenta e ver em quais contextos ela pode ser utilizada na prospecção e divulgação de marca para advogados.
O que é o Google Ads e qual a história dele?
Primeiramente, vamos entender um pouco como o Google Ads surgiu e qual foi o seu desenvolvimento.
O Google Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Google, ou seja, você paga para aparecer na pesquisa.
No linguajar popular, é o famoso “pagar para aparecer no topo do Google”.
Apesar desta lógica simples, o funcionamento da ferramenta é sofisticado e alterna os anunciantes conforme os créditos que eles adquirem para anunciar.
A primeira versão do Google Ads foi trazida ao mercado ainda no ano de 2000, sendo muito mais antiga do que as pessoas podem imaginar.
No entanto, ele se tornou uma ferramenta muito concorrida a partir do momento que a Internet passou a se tornar popular.
O Google, aos poucos, foi se tornando a principal ferramenta de consultas para dúvidas e informações em praticamente todo o mundo.
Para os advogados, o Google Ads já era bem utilizado desde 2015, mas havia ainda algum receio com relação ao entendimento da OAB sobre os links patrocinados e se eles acabavam infringindo o código de ética do órgão ou não.
De 2018 para cá, a ferramenta passou a ter uma concorrência maior pelos escritórios, sendo cada vez mais difícil um advogado dominar sua área de atuação na ferramenta sem que tivesse que revezar com outros na rotação dos anúncios.
Neste cenário, com o novo provimento da OAB sobre publicidade na advocacia, a tendencia natural é que o Google Ads para advogados passe a ficar cada vez mais concorrido.
Como o Google Ads funciona na prática para os escritórios de advocacia?
O Google Ads é muito seguro, porque é abastecido com créditos previamente.
O anunciante irá abastecer um saldo pré-pago para anunciar mensalmente, tendo um controle muito assertivo sobre seus custos, sem surpresas no fim do mês.
A ferramenta funciona por meio de palavras-chave.
Dentro da plataforma, o anunciante poderá escolher uma sorte de palavras que irão acionar os seus anúncios, por exemplo:
Palavras-Chave: Escritório de Advocacia Previdenciário, Direito Previdenciário, Advogado Previdenciário etc.
Supondo que o anunciante tenha escolhido essas palavras-chave, ele poderá escrever um anúncio basicamente assim:
“Advogado Previdenciário – Atendimento no Brasil – Especialista em Aposentadoria”.
Desta forma, como as palavras-chave escolhidas têm termos que coincidem com a redação do anúncio, o Google irá acionar ele quando alguém pesquisar algo como “preciso de advogado previdenciário” na plataforma.
Assim, a ferramenta busca favorecer o usuário, que terá sua necessidade sanada pelo anunciante, que oferece as soluções para suas necessidades.
Um dos pilares do Google, em qualquer um de seus produtos, é justamente oferecer boas experiências aos seus usuários, o que garante sua popularidade.
E como os advogados podem tirar proveito do Google Ads?
Como visto, o principal ponto do Google Ads é ligar os anunciantes às reais necessidades dos usuários da plataforma.
Portanto, para que o Google Ads seja bem aproveitado pelo escritório, é preciso entender que seus anúncios devem atender às buscas feitas na Internet.
O Google está sempre aprimorando o mecanismo do Ads.
No entanto, as premissas que permanecem imutáveis são anúncios que correspondem ao sentido das palavras-chave e uma boa experiência na página de destino.
Antes vigorava o princípio da correspondência exata das palavras-chave com a redação dos anúncios, mas, atualmente, a ferramenta irá buscar principalmente o sentido da busca, tendencia que deve ser aprimorada a cada renovação no algoritmo do Google.
Portanto, não é preciso estar atento somente à escrita da palavra-chave no anúncio, mas, sim, criar um anúncio que corresponda à intensão do usuário.
Sobre a experiência na página de destino, é importante ter um site consistente antes de anunciar.
Muitos anunciantes acabam promovendo páginas com poucas informações, ou que não correspondem às necessidades de quem estava fazendo a busca.
Neste sentido, as landing pages acabam fazendo bastante sentido, pois são feitas justamente para atender uma necessidade específica.
Nada impede de anunciar um site normal, com várias páginas.
O importante selecionar qual delas fará mais sentido anunciar e evitar promover todos os anúncios para a Home Page.
Google Ads serve para prospectar clientes?
Uma das principais dúvidas que os advogados têm sobre o Google Ads é se ele é uma ferramenta eficiente para buscar novas oportunidades de negócio.
Como já conhecemos um pouco sobre a ferramenta e o seu funcionamento parágrafos anteriores, sabemos que ele busca atender às necessidades dos usuários da pesquisa Google.
Neste sentido, observamos que esta ferramenta possui uma performance melhor quando é trabalhada com Pessoas Físicas, que buscam principalmente por problemas do cotidiano.
Uma boa ideia é também utilizar o Google Trends, que é uma ferramenta gratuita que traz um balanço do volume de pesquisas sobre termos e tendências.
Descobrindo o que está em alta no Google e tem um bom volume de pesquisas, o Google Ads tem tudo para dar certo para profissionais que oferecem soluções jurídicas em diferentes áreas.
O Google Ads para Pessoas Jurídicas acaba se tornando uma tarefa mais difícil, apesar de possível.
Isso ocorre justamente devido ao menor volume de buscas.
Existem mais pessoas buscando soluções para problemas trabalhistas de empregados, por exemplos, do que empregadores buscando soluções para lidar com seus funcionários.
É bom o advogado fazer uma avaliação sobre o seu trabalho e conferir se ele tem um volume interessante de pesquisas no Google.
De outra forma, poderá ter frustrada suas expectativas ou acreditar que o Google Ads é uma ferramenta que não funciona bem.
Posso utilizar o Google Ads para o Branding do meu escritório de advocacia?
Outra estratégia interessante para o Google Ads é utilizar ele como uma forma de posicionamento de marca.
Muitos escritórios se encontram bem-posicionados na pesquisa orgânica e acabam anunciando no Google Ads também, o que faz com que tenham uma grande exposição na rede de pesquisa.
Assim sendo, fica difícil para outros escritórios serem vistos, pois um concorrente acaba se sobressaindo muito na Internet com relação aos demais.
Desta forma, posicionar no Google Ads acaba se tornando uma questão de buscar igualdade perante a concorrência.
Imagine que o profissional não esteja tão atento ao Marketing Digital e tenha um escritório físico bem frequentado.
Apesar destes fatores, ele poderá começar a perder clientes que estão no Google e acabam descobrindo outros profissionais que atendam online, em seus bairros etc.
Por isso, é importante que defenda o seu espaço e marca utilizando o Google.
Neste sentido, ele estar presente no Google Ads faz com que sempre seja lembrado e não seja “engolido” pelos outros profissionais, principalmente se é um prestador de serviços mais antigo e com grande tradição na cidade, mas que está sujeito a perder clientes que estão mais ligados na Internet e se deparam com outros profissionais da mesma área de atuação.
Estar presente no Google é fundamental.
Como os trabalhos que visam a pesquisa orgânica levam mais tempo a surtir efeito, o Google Ads para advogados é uma excelente alternativa para o curto prazo.
Como iniciar um projeto para escritório de advogados?
Tendo ideia de como funciona a ferramenta e para qual público ela é mais indicada, já é possível começar a executar um projeto consistente.
O Google procura tornar suas ferramentas democráticas no sentido de oferecer seu uso tanto para leigos, que irão usar intuitivamente, quanto para especialistas.
No entanto, utilizar o Google Ads sem ter um bom conhecimento sobre a ferramenta pode ocasionar em uma experiência desagradável.
Nas recomendações gerais do Google, o custo de clique e o formato dos anúncios pode fazer com que a experiência fique muito cara, dure pouco tempo e sem muitos resultados.
O grande papel do especialista em Google Ads é distribuir o orçamento mensal de forma equilibrada, para que rendam cliques e oportunidades sem um gasto exponencial, dentro do que é planejado pelo escritório de advogados.
Em sequência, é importante fazer uma boa escolha das palavras-chave, se colocando no lugar de usuário e imaginando como ele iria fazer uma pesquisa para seu problema.
O Google também oferece uma certificação gratuita para profissionais e leigos, com uma prova ao final.
Esta certificação, principalmente para a rede de pesquisa, são excelentes oportunidades de criar um domínio o suficiente da ferramenta antes de anunciar e dão um conhecimento muito consistente sobre o Google Ads para aplicar na prática.
Google Ads para advogados iniciantes é uma boa alternativa para crescimento do escritório?
Muitos advogados iniciantes acreditam que podem começar a dar um salto positivo na prospecção de seus escritórios.
Essa estratégia realmente pode funcionar, mas é preciso entender alguns detalhes antes de investir na ferramenta.
Primeiramente, o Google Ads, por estar cada vez mais concorrido, já não é mais tão barato quanto em anos atrás.
Um autônomo precisa reservar, pelo menos, um valor mensal próximo dos mil reais por mês para investir no Google Ads e ter um volume de leads que lhe proporcione boas oportunidades.
Investir um valor muito baixo pode limitar as chances de ter visitantes qualificados, pois o orçamento diário será gasto muito rapidamente e não irá expor o site de forma muito ampla.
Por isso, é importante que o advogado iniciante se estruture de forma que possa investir por pelo menos três meses para ter uma prospecção qualificada e abrangente.
Separe uma equipe para atender seus leads
É muito comum o advogado começar a investir em Google Ads, receber visitantes e leads, mas não dar o devido atendimento a eles.
O usuário que visita uma página após uma pesquisa no Google está atrás de uma boa experiência.
Portanto, é preciso que o advogado proporcione essa experiência positiva em todas as etapas: por meio dos anúncios, no conteúdo de sua página e posteriormente na assessoria deste lead.
Quem preenche um formulário, chat ou inicia uma conversa via Whats App busca um atendimento completo e boas respostas para suas dúvidas.
Caso não ocorra desta forma, o lead não irá converter em cliente e poderá inclusive ter uma opinião negativa sobre o escritório.
Uma boa sacada é instalar um CRM em seu site, para organizar todos os inscritos nele e ter um Whats App comercial destinado a receber mensagens dos seus leads.
Existe uma série de plataformas gratuitas e pagas para gestão de leads, como Hubspot, RD Station, entre as mais conhecidas.
Use o Google Ads de forma contínua, não apenas pontual
É comum que muitos profissionais utilizem o Google Ads apenas em determinados momentos, quando querer dar uma “revigorada” nos negócios.
No entanto, essa nem sempre é uma boa estratégia.
O Google Ads é uma ferramenta que exige um monitoramento contínuo e a tendencia é que campanhas que fiquem a mais tempo no ar tenham performance melhor do que pontuais.
Neste sentido, o ideal é que a campanha no Google Ads seja uma aliada no dia a dia do escritório, um canal frequente destinado à prospecção de clientes no digital.
Sendo assim, é importante também ter alguém capacitado não somente para produzir as campanhas, mas para fazer uma manutenção, pelo menos, semanal no jogo de anúncios e palavras-chave.
Rede de Pesquisa e Rede de Display: diferenças
Quando vamos anunciar no Google, temos as duas opções mais simples, que é a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.
A Rede de Pesquisa é a mais comum.
Essa rede é justamente a pesquisa padrão do Google, onde aparecem os resultados em lista após uma pesquisa.
Já a Rede de Display é mais sutil.
Neste formato, seus anúncios irão aparecer em espaços dos sites parceiros do Google, posicionados de uma forma mais sutil.
Enquanto uma oferece uma resposta direta, outra irá aparecer para o seu público-alvo enquanto ele navega por outras páginas da Internet.
Nada impende de o advogado estruturar uma campanha na Rede de Display ou em ambas, mas, o mais indicado para iniciar, é a Rede de Pesquisa.
Por lá, o escritório poderá corresponder às dúvidas dos usuários quando elas precisam ser sanadas, o que já é uma vantagem.
Posteriormente, em campanhas mais bem estruturadas e consolidadas, experimentações na Rede de Display poderão acontecer.
Antes do novo provimento da OAB sobre Publicidade, havia um receio com relação à Rede de Display, afinal, os anúncios apareciam ao longo da navegação na Internet e não no momento da pesquisa.
Agora, no atual formato, já é possível anunciar na Rede de Display sem temer maiores dissabores com relação ao Código de Ética.
Que tipo de contatos posso esperar do Google Ads?
Uma das grandes dúvidas dos advogados que começam a investir em Google Ads é que tipo de contatos ele passará a receber após investir na ferramenta.
A grande expectativa é de que boa parte dos leads faça sentido para o escritório, ou seja, pessoas que possam se tornar clientes.
Isso é verdade em termos.
É possível, segmentar no Google Ads, ao ponto de atrair visitantes interessados.
No entanto, isso não significa que todos estes interessados irão se tornar clientes.
Muitas vezes, as pessoas vão gostar do conteúdo do escritório e dos serviços, mas não terão condições de arcar com os honorários, ou preencher todos os requisitos para entrar com uma ação, por exemplo.
Por este motivo, é uma menor parcela dos visitantes que de fato irá converter em um cliente.
Entre estes interessados, muitas pessoas entrarão em contato apenas para solucionar dúvidas básicas, o que irá demandar tempo de quem for responder.
Neste sentido, o advogado já deve preparar, seja ele próprio ou delegar a outra pessoa, um formato de atendimento, levando em conta esta possibilidade.
Nesse contexto, Chatbots podem ajudar bastante nesse sentido, ou preparar uma conta comercial no Whats App que será integrado ao site institucional.
Por fim, podemos dizer que o Google Ads vale a pena para advogados
Sim, o Google Ads pode ser um ótimo aliado nas suas estratégias de marketing digital.
Se investir um valor consistente, por pelo menos alguns meses e manter uma boa manutenção, o Google Ads pode funcionar muito bem, principalmente para Pessoas Físicas.
Faça uma campanha com um profissional credenciado pelo Google na Certificação da Rede de Pesquisa para iniciar uma boa campanha na principal via da ferramenta.
Utilizando o Google Ads com sabedoria, seu site poderá ter um aumento exponencial no número de acessos e consequentemente negócios para o escritório.