Devo investir em uma Agência de Marketing Jurídico?

Uma das questões que mais recebeu destaque neste ano de 2020 foi a necessidade de prestar serviços e atendimentos de maneira remota, seja por meio de um site institucional, ou mesmo pelas redes sociais.

Neste sentido, muitos advogados buscaram soluções para conseguirem se inserir no universo digital, seja por conta própria, ou por meio de uma agência de marketing jurídico.

Este tipo de trabalho, além de favorecer o prestador de serviços no momento da pandemia, sem dúvidas irá deixar um legado positivo para o escritório de advocacia, que poderá usufruir de seu posicionamento online como forma de prospectar clientes e tornar sua marca mais conhecida perante as pessoas que buscam por suas possíveis soluções.

Pensando nestas questões, elaboramos algumas dicas para que o advogado saiba o momento correto de buscar por uma agência para iniciar um trabalho profissional de marketing jurídico digital.  

1 – Avalie a atual estrutura do seu escritório de advocacia: prioridade nos Processos

Veja se o seu escritório hoje é sustentável, se possui uma equipe bem alinhada, que pode tocar a parte processual de forma satisfatória e preparada para receber mais clientes.

Esse é o ponto de partida antes de entrar no marketing digital, principalmente se o objetivo é adotar ferramentas de divulgação como o Google Ads ou outras formas mais incisivas de prospecção.

Antes de criar uma demanda de clientes o advogado ou gestor do escritório deve entender se possui também profissionais aptos a receber o tipo de ação que será objeto das divulgações pela Internet.

Essa observação parece ser simples e até mesmo obvia, mas é de extrema importância para que o ciclo se torne sustentável a que o cliente fique satisfeito com o atendimento que for receber do escritório e que a questão da divulgação seja feita a partir do momento em que exista uma segurança com relação à eficiência dos processos em trâmite dentro do escritório.

2- Posso tocar o trabalho do Marketing Digital sozinho ou procuro por uma Agência de Marketing Jurídico?

Um advogado que trabalhe completamente sozinho deverá entender que ele funciona como todos os setores de sua empresa e que terá de separar um tempo para preparar a divulgação nas redes sociais, a parte de blog institucional referente ao que chamamos de marketing de conteúdo, gestão dos valores investidos na Internet e, por fim, o atendimento aos leads – oportunidades de negócio.

No caso de uma equipe maior, caberá ao gestor delegar as tarefas referentes ao marketing digital da empresa para os demais advogados e funcionários.

Surge então a pergunta: é possível organizar tudo isso sozinho ou seria o importante o apoio de uma agência de marketing jurídico?

A resposta é que é muito difícil manter a periodicidade de um trabalho de marketing jurídico sem que exista o apoio de um profissional, seja ele um analista de marketing interno, que atue dentro da estrutura do escritório, ou realmente uma agência profissional que faça a prestação de serviços.

Neste sentido, nada impede que o advogado faça o início da divulgação online de seu trabalho sozinho ou em conjunto com seus colegas de trabalho, desde que de maneira bem orquestrada, mas que, em um segundo momento, tenha o suporte de um profissional em sua estrutura.

O profissional de marketing poderá alinhar estratégias que funcionem melhor tanto no curto quanto no longo prazo, com a expertise de saber operar algumas ferramentas específicas de marketing digital, que é o próximo item deste pequeno guia.

3 – Existem cada vez mais ferramentas de Marketing Digital com funcionalidades técnicas e específicas – Uma agência de Marketing Jurídico terá a expertise necessária para ajudar

Antes o marketing digital funcionava de forma mais subjetiva e orgânica, com pouco uso de ferramentas técnicas que necessitassem de alguma habilidade para sua devida operacionalização.

Hoje, existem ferramentas para e-mail marketing, gestão de mídias sociais, CRM de leads, plugins do WordPress para os sites institucionais, além dos produtos Google, como o Ads, Analytics, Tag Manager, Search Console, entre outros.

Isso ocorre porque os escritórios de advocacia e empresas de uma maneira geral buscam cada vez mais a performance digital, ou seja, números cada vez mais exatos e positivos sobre as ações tomadas na internet.

Sendo assim, há o contínuo desenvolvimento de ferramentas e plataformas que prometem auxiliar no trabalho de marketing digital.

Ocorre que, ao mesmo tempo em que auxiliam na performance digital, estas ferramentas também exigem um conhecimento técnico por parte do profissional que irá operacionalizar cada uma.

Um trabalho iniciante, em que o profissional esteja dando seus primeiros passos no marketing digital, pode ser feito por conta própria, sem problemas.

Se a ideia é buscar números cada vez maiores e melhores em suas ações, utilizando de sistemas e plataformas mais avançadas, então é o caso de contar com o suporte de uma agência de marketing jurídico.

4 – Avalie os custos e encare o Marketing Digital como um investimento

O advogado deve definir o marketing digital como um investimento, em que sua marca será exposta para possíveis interessados em seus serviços de forma contínua.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing jurídico não se limita a campanhas pontuais, mas é uma estratégia de médio e longo prazo, que deve ser adotada logo que o escritório tenha estrutura financeira para sustentar todos os custos que terá com essa forma de divulgação.

No início, criar algumas campanhas pontuais será interessante para atrair alguns clientes, ir criando uma base e um fluxo de caixa até que o investimento no marketing digital se torne em um custo basicamente fixo, que irá ajudar a alavancar a imagem do escritório e a prospecção qualificada.

Resumindo: chegará um momento em que o investimento do marketing digital será parte do escritório, tão importante quando sua estrutura física, por exemplo.

Até que se chegue a este patamar, é aconselhável fazer investimentos pontuais em marketing digital, avançando de forma gradativa e a fim de garantir a sustentabilidade do projeto.

Para tanto, contar com o suporte de uma agência de marketing jurídico é importante, principalmente na questão de delimitar quais serão as estratégias adotadas no curto, médio e longo prazo, visando que o escritório


Na Lide Digital (www.lidedigital.com.br), procuramos buscar um conceito amplo de comunicação, que envolva os dois universos de forma qualificada, visando o curto, médio e longo prazo.

Também convido aos advogados e advogadas a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.

Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes

André Rogal – Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *