Quando pensamos em prospecção no Marketing Jurídico Digital, o tráfego pago para advogados surge como uma das principais alternativas.
Isso ocorre porque muitos advogados buscam estratégias que visam o curto prazo para poder começar a dar continuidade no marketing jurídico de forma sustentável.
De uma forma geral, quem começa no marketing jurídico separa um investimento inicial e busca receitas novas no digital para que possa custear a continuidade do seu projeto, sem envolver outras receitas do escritório por muito tempo.
Neste sentido, uma estratégia bem elaborada de Tráfego Pago pode ser muito eficiente para um escritório de advocacia que busca seus primeiros acessos qualificados logo que inaugura um site ou irá divulgar um serviço novo pela Internet, por exemplo.
Ao longo deste texto, iremos comentar sobre Tráfego Pago para advogados, algumas das principais ferramentas de anúncios e as expectativas e retornos prováveis com cada uma delas.
Em que momento devo começar a investir em Tráfego Pago?
Muitos advogados autônomos e escritórios possuem receio de qual seria o momento ideal para começar a investir em ferramentas como Google Ads, Facebook e Instagram Ads, por exemplo.
Não é incomum ver profissionais que investem em um site apresentável e moderno, mas que não divulgam seus trabalhos comprando mídia.
Geralmente os valores necessários para começar a investir em grupos de anúncios assustam aqueles que pensam que esse dinheiro pode ser perdido caso o retorno de visitantes da mídia paga não se converta em um número de clientes que ao menos pague o valor investido.
Essa preocupação possui fundamentos, mas é necessário levar em consideração outros fatores para poder começar a comprar tráfego com segurança e uma expectativa correta.
Qual o valor certo para iniciar com Mídia Paga?
Antes de começar a investir em tráfego pago, é necessário pensar em um orçamento que possa gerar cliques e acessos, mas que, ao mesmo tempo, não seja tão oneroso para um aporte inicial.
Pense que, além do valor dos créditos das ferramentas, será necessário investir também em mão de obra qualificada, seja ela por meio de uma agência de marketing jurídico, ou de um profissional contratado como funcionário.
É possível atrair leads qualificados com um orçamento diário de ao menos R$ 10,00 (por dia), em uma expectativa muito otimista.
Apesar de esperar poucas oportunidades de negócio com um orçamento destes, é possível iniciar uma prospecção digital.
O ideal é iniciar com valores menores e investir em poucos grupos de anúncio, até começar a calibrar bem cada campanha e ir investindo valores maiores e criando outros grupos de anúncios para novas áreas.
Invista em Pessoal Qualificado para Criar e Administrar os Anúncios
Até alguns anos atrás, as plataformas como Facebook, Instagram e, em menor medida, o Google, também ofereciam possibilidades para entusiastas criarem os anúncios por conta própria.
Essa forma de anunciar era chamada comumente de “impulsionamento” e era feita de forma muita intuitiva, com o intuito de trazer mais curtidas ou visitas para uma página.
Já o Google até hoje traz uma possibilidade de anunciar por conta própria em uma interface simplificada do Google Ads.
Ocorre que as ferramentas de anúncio evoluíram muito nos últimos anos, seja em seu funcionamento de distribuição quanto na criação e manutenção dos anúncios.
Hoje existem muitas opções de segmentação, de criação de públicos e de divisão entre os anúncios que tornam quase impossível alguém que não tenha sólida experiência nas ferramentas em criar anúncios atrativos e eficientes.
Quando o entusiasta faz os anúncios por conta própria, nos moldes atuais, é improvável que tenha sucesso e dizer o contrário seria criar uma falsa expectativa.
Na maioria das vezes, há a grande possibilidade de criar um gasto excessivo, já que as ferramentas acabam induzindo a formas de anúncio mais caras e no uso de cartão de crédito para os pagamentos.
Por isso, investir em um profissional apto a lidar com os anúncios é a melhor alternativa e que no fim irá custar mais barato, com maiores chances de retorno.
Tenha um Site e Serviço bem desenvolvido antes de investir em Tráfego Pago para advogados
Não basta ter um anúncio com um público bem delimitado e visualmente atraente para que se tenha sucesso ao comprar mídia.
Uma vez que o interessado clique em seu anúncio, ele será remetido para o seu site ou página da rede social.
Portanto, tem de se pensar essa página de destino como realmente atraente para este visitante, visto que o anúncio é apenas o primeiro passo deste processo de venda, que começa com os visitantes e leads qualificados.
A partir do momento que o visitante chegue em sua página após se interessar pelo anúncio, ele deve encontrar as principais respostas para as dúvidas que tinha e sobre o tema a qual se referia o anúncio.
É preferível, de tempos em tempos, reformar seu site institucional e modernizar suas redes sociais para continuar atrativo.
A concorrência está sempre de olhos nas tendencias e atualizando suas plataformas.
Como na Internet tudo é muito dinâmico, deixar de cuidar da sua página por certo tempo pode fazer com que os anúncios percam efetividade, pois o destino já não convence mais os visitantes como ocorria anteriormente.
Da mesma forma, é preciso formatar os serviços e soluções que serão oferecidas para este contato após o momento em que ele demonstrar interesse pelos anúncios.
Este lead qualificado precisará entender de forma simplificada e ágil o que o escritório oferece para poder fazer sentido com sua realidade e dar seguimento nas negociações.
Sobre Ferramentas – Google Ads
O Google Ads é a principal ferramenta de tráfego pago atualmente e uma das mais tradicionais também.
Basicamente, o Google Ads permite que seu escritório seja encontrado na pesquisa do Google nas primeiras posições ao utilizar alguns termos específicos de pesquisa.
A grande sacada do Google Ads é que ele permite um rodízio de anunciantes por meio da escolha da palavras-chave que irão se revezar nos resultados de busca, ao contrário da pesquisa orgânica (não paga), que se torna mais restrita aos sites historicamente bem colocados.
O Google Ads possui vários formatos de anúncio, mas podemos dizer que no contexto do advogado a principal é a Rede de Pesquisa.
A Rede de Pesquisa é justamente a forma pela qual o Google Ads é o mais conhecido, que é ser encontrado nos resultados de busca quando alguém procura por determinado termo.
Por exemplo: quando alguém pesquisa “advogado trabalhista em são paulo” e encontra um anúncio que corresponde a esta expectativa.
Basicamente, para se obter efetividade no Google Ads, é preciso criar anúncios que se conectem com as necessidades de quem está pesquisando pelas soluções de seus problemas no Google.
Apesar de cada vez mais competitivo, o Google Ads é uma das principais estratégias de tráfego pago para advogados, principalmente para quem está começando a presta serviço para pessoa física.
Google Ads serve para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?
Existem alguns advogados que evitam pegar causas de pessoas físicas e gostam de concentrar seus esforços prestando serviços para empresas.
Exatamente por isso, muitos procuram prospectar especificamente clientes donos de empresas e acreditam que o Google Ads pode ser viável neste sentido.
Acontece que, na prática, ainda é muito difícil filtrar no Google Ads somente este público, ou criar um público que trabalhe apenas com advogados que irão entrar com recursos e processos substabelecidos, por exemplo.
O melhor funcionamento do Google Ads acontece quando as palavras-chave e termos pesquisados possuem uma boa demanda no Google e isso geralmente está mais ligado às pessoas físicas.
Em resumo: o Google Ads é uma ótima escolha se o seu escritório pode ser a resposta das dúvidas que as pessoas mais pesquisam na ferramenta.
Facebook e Instagram Ads – Ótima ferramenta de tráfego pago para advogado que possuem públicos bem delimitados
O Facebook e Instagram Ads possuem uma dinâmica um pouco diferente que o Google.
Ao invés de criar anúncios para pessoas que buscam diretamente pela solução de problemas, o Facebook e Instagram Ads trabalham com a criação de públicos específicos.
O anunciante irá criar uma “buyer persona”, ou seja, uma representação do que seria o seu cliente ideal.
Neste sentido, a ferramenta irá disponibilizar diversos interesses registrados pelos seus usuários e, conforme neles, o anunciante poderá criar suas segmentações.
No final, as pessoas que se assemelham a essa buyer persona serão impactados pelos anúncios enquanto utilizam as redes sociais e produtos do Facebook e Instagram.
Com certeza você já foi impactado por algum anúncio nas redes sociais e se pegou perguntando sobre como conseguiram entender os seus gostos sem você ter necessariamente pesquisado por aquilo no Facebook ou Instagram.
Por agregar essas características, o Facebook e Instagram Ads são uma alternativa de tráfego pago para advogados que possuem públicos que não estão sempre pesquisando por serviços no Google, mas que podem descobrir o escritório ao utilizar alguma rede social, sendo uma estratégia interessante para atingir administradores ou donos de pessoas jurídicas, por exemplo.
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