Em um universo cada vez mais conectado e convergente, a Assessoria de Imprensa digital é uma excelente forma de uma empresa gerar autoridade e engajamento.
Ao longo deste texto, iremos contar como funciona uma Assessoria de Imprensa Digital.
Abordaremos desde o funcionamento das assessorias clássicas, até os dias de hoje, com suas respectivas mudanças.
Para que serve uma Assessoria de Imprensa?
Basicamente, a Assessoria de Imprensa funciona como uma ponte entre as empresas e os veículos de comunicação.
Seu objetivo principal é fazer com que seus clientes sejam fontes de notícias e, consequentemente, tenham espaço na mídia.
Este tipo de atividade visa criar autoridade para quem contrata a assessoria de imprensa, porque, ao aparecer como fonte de notícias, terá maiores chances de ser visto como uma referência no assunto.
De forma bem resumida, podemos dizer que a assessoria de imprensa serve para aumentar o valor de marca dos seus clientes, ao colocar eles sob o crivo da mídia e exposição nos veículos de comunicação.
E como funciona o trabalho de uma Assessoria?
Para atingir o objetivo de colocar os clientes em contatos com a mídia, os jornalistas fazem um trabalho de pesquisa, chamado de brieffing e, posteriormente, a divulgação dos releases, que são sugestões de matérias baseadas nos clientes, para determinado grupo de jornalistas.
A dinâmica funciona mais ou menos da seguinte forma:
1 – O assessor de imprensa faz um briefing sobre o cliente, entendendo a realidade e expertise.
Em seguida, pesquisa assuntos relacionados à sua área que possam servir como pauta e publicado pelos veículos de comunicação.
Diferentemente de um anunciante, ele não irá aparecer em um espaço de anúncio ou conteúdo publicitário, mas uma fonte genuína de informação.
2 – Depois, o assessor irá preparar um “Press Release”, ou simplesmente release, que nada mais é que um texto sugerindo uma pauta para a redação do jornal.
Nesse texto ele explica o tema proposto e pode comentar sobre o porquê de aquele tema ser importante para aquele veículo de comunicação.
3 – Se o jornal demonstrar interesse na pauta sugerida, então ele irá solicitar para que o cliente da assessoria seja um dos entrevistados.
4 – Ao fim de cada mês ou período estabelecido entre a assessoria e o cliente, ocorre o Clipping.
O Clipping nada mais é do que um compilado de todas as reportagens que o cliente apareceu ao longo daquele período, podendo ser acompanhada de métricas como a valoração, sobre o quanto custaria, em comparação com anúncios, o espaço preenchido naquele veículo de comunicação.
Fortalecimento das Relações Públicas da Empresa
Muitas vezes, as assessorias de imprensa também ajudam ou mesmo prestam o serviço de Relações Públicas das empresas contratantes.
O intuito é preservar a boa reputação da empresa perante seus consumidores e o público em geral.
A assessoria de imprensa irá comunicar os valores daquela marca para a mídia, gerando uma percepção positiva para quem entra em contato com ela.
Neste sentido, a Assessoria de Imprensa também trabalha na gestão de crises de uma marca, por exemplo.
Os bons assessores sabem que tom adotar em um momento em que a empresa passa por dificuldades ou, por algum motivo, gerou polêmicas e precisa reverter sua reputação perante o público.
E qual é a diferença da Assessoria de Imprensa Clássica para a Digital?
O mundo mudou nos últimos anos e que a realidade de hoje é muito diferente daquela de quando surgiram as assessorias de imprensa.
As assessorias de imprensa tiveram seu início no início do Século XX, em um mundo em que os jornais detinham o monopólio da informação.
Após a criação da internet, qualquer pessoa que não necessariamente um jornalista poderia se tornar também um criador de conteúdo, sendo uma das principais tendencias do momento atual.
Como é que fica o trabalho das assessorias de imprensa então, tão acostumadas a lidar com os jornalistas dos veículos de comunicação tradicionais?
É justamente neste cenário que temos o surgimento da Assessoria de Imprensa Digital
Podemos dizer que a essência da assessoria de imprensa permanece: fazer com que os clientes sejam fontes de notícias em veículos de comunicação.
Ocorre que, agora, os veículos de comunicação não precisam ser necessariamente um jornal.
Existem diversos produtores de conteúdo online:
- Canais no Youtube;
- Blog segmentados, que tratam sobre temas específicos;
- Portais de Notícias que existem exclusivamente online;
- Podcasts, que são como programas de rádio de entrevistas geral, mas veiculados online;
- Lives que podem acontecer diretamente em redes sociais com Facebook, Instagram ou no próprio Youtube;
- Entre outras.
A realidade é que o universo das assessorias de comunicação está mais amplo do que no passado.
com a proliferação de produtores de conteúdo na Internet muitas pessoas acreditavam que as assessorais estariam fadadas a extinção, a verdade é que este ramo está mais rico e diversificado.
Uma evolução das assessorias de Imprensa tradicionais
Pense que, antes, a possibilidade de um cliente aparecer referenciado por um produtor de notícias era apenas em rádio, televisão, revistas e jornais impressos.
Quem já atuou em uma assessoria de imprensa tradicional sabe o quanto era difícil encaixar um cliente num destes segmentos, visto que a concorrência era muito maior do que o espaço oferecido pelos veículos.
Desta forma, poucos contatos, que já trabalhavam a mais tempo, acabavam aparecendo mais e dando pouca chance para que nomes que estava iniciando um trabalho de comunicação pudessem ter espaço no noticiário.
Neste ponto, a Internet colaborou muito, pois o número de veículos noticiosos também aumentou bastante, oferecendo mais chances de os clientes serem fontes de entrevistas.
Sem barreira de territorialidade
Outro ponto importante das Assessorais de Imprensa Digitais é o fato de não precisarem divulgar um cliente necessariamente na cidade/estado em que estão inseridas.
Geralmente, as assessorias de imprensa divulgavam seus clientes em âmbito regional.
Se o cliente era de Curitiba, o mais provável é que ele fosse divulgado nos veículos que cobrissem a cidade e em algumas praças do Paraná.
Ou seja, era muito difícil uma empresa de pequeno ou médio porte, aparecer como fonte de notícia em um veículo de abrangência nacional.
Neste sentido, hoje é mais fácil um cliente de Curitiba, usando o mesmo exemplo, aparecer como fonte de entrevistas em um site especializado em São Paulo, ou participar de um Podcast que tem abrangência no Brasil inteiro.
A territorialidade não é mais um impeditivo, visto que até os grandes jornais do país possuem forte presença na Internet, não importando mais apresentar um profissional daquela região para servir como uma referência, o que era muito comum até alguns anos atrás.
Vantagem da Assessoria de Imprensa Digital: Aparecer em Veículos Segmentados
Um dos termos que mais ouvimos falar na Internet é sobre segmentação, principalmente no Marketing Digital.
Ocorre que este fator também é importante nas Assessorias de Imprensa Digitais.
Devido ao princípio da territorialidade não ser mais determinante para a divulgação de um cliente, torna-se também muito mais fácil sugerir pautas para veículos segmentados.
Um advogado, por exemplo, pode divulgar o seu trabalho para um Blog Especializado em Direito, ou para alguém que faça entrevistas em Lives.
Existem diversos produtores de conteúdo na Internet que falam sobre temas específicos e sugerir pautas para eles é uma boa ideia de criar relacionamento com seu público-alvo, sem necessariamente ser um veículo de imprensa tradicional.
Use a Assessoria de Imprensa Digital como um suporte de sua estratégia de Marketing Digital
Muitos se perguntam se é mais vantajoso investir em uma agência de marketing digital ou em uma assessoria de imprensa.
Ocorre que simplesmente não existe nenhum impedimento em investir nas duas estratégias, pois elas são complementares.
Enquanto as estratégias de Marketing Digital visam a prospecção e divulgação, o trabalho da Assessoria de Imprensa Digital é mais sutil, mas igualmente importante.
A Assessoria de Imprensa Digital irá ter foco no reconhecimento de marca, ou seja, irá melhorar a percepção que as pessoas têm sobre o seu negócio.
Isso ocorre porque quando um profissional é fonte de informação, ele acaba sendo mais admirado pelo público de forma genuína, afinal, ele está prestando um serviço público ao fornecer informação relevante.
Também é diferente de quando o profissional escreve em seu Blog ou faz uma live sozinho, por exemplo, pois ele estará sendo questionado por uma outra pessoa e não posicionando a si mesmo como uma autoridade no assunto.
Enfim, invista em uma Assessoria de Imprensa Digital!
Ter a consciência de que é importante aprimorar o valor de sua marca por meio de entrevistas e participações na mídia é um grande passo para começar a gerar autoridade genuína em seu segmento de atuação.
Para promover um negócio de forma satisfatória, temos sempre de pensar na atração, que se dá principalmente por meio de estratégias de Marketing Digital.
Por outro lado, a consideração de marca é o segundo passo para poder conquistar consumidores.
Neste sentido, investir em uma Assessoria Digital será de suma importância, entendo que é, principalmente, um trabalho que visa o médio e longo prazo.
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