O Google Ads é uma das principais ferramentas de anúncios pagos da internet, sendo muito eficiente e democrático, mas, afinal, advogado pode usar o Google Ads?
Neste texto, iremos abordar sobre a possibilidade de o advogado poder utilizar essa ferramenta e qual é a sua lógica de funcionamento para obter resultados.
Uma estratégia bem-feita de Google Ads pode ser fundamental para alavancar um escritório de advocacia.
No entanto, antes de começar a fazer os anúncios, o advogado deve tomar um cuidado especial com a forma de cada anúncio, para estar sempre de acordo com o que foi determinado pelo Provimento N. 205/2021, que dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia.
A seguir, iremos tratar sobre ambos os assuntos.
De acordo com a OAB no Brasil, o advogado pode usar o Google Ads?
Até poucos anos atrás, a liberação do Google Ads para advogados era uma incógnita.
A única base para interpretar a possibilidade de utilizar a ferramenta, era o Provimento Nº 94/2000 e o Código de Ética, idealizados em uma época em que anúncios patrocinados não eram uma realidade para advogados e prestadores de serviço.
Nesta época, a internet dava os primeiros passos para ser popularizada no país e o funcionamento do Google não era tão bem desenvolvido quanto é hoje.
Nesta realidade, a única determinação do Código de Ética era:
“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Desse modo, o marketing de conteúdo está autorizado”.
Neste sentido, muitos advogados interpretavam que, se o anúncio respeitasse o caráter informativo e sóbrio, era permitido.
Outros, por entenderem que não havia uma determinação expressa sobre essa modalidade de anúncio, preferiam não arriscar.
Essa insegurança terminou no último ano, de 2021, quando o novo Provimento que trata da publicidade na advocacia passou a falar sobre o tema de forma específica.
Veja trechos do Provimento N. 205/2021 que passaram a viabilizar o Google Ads:
Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos: I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;
(…)
VI – Publicidade ativa: divulgação capaz de atingir número indeterminado de pessoas, mesmo que elas não tenham buscado informações acerca do anunciante ou dos temas anunciados;
VII – Publicidade passiva: divulgação capaz de atingir somente público certo que tenha buscado informações acerca do anunciante ou dos temas anunciados, bem como por aqueles que concordem previamente com o recebimento do anúncio;
(…)
Art. 4º No marketing de conteúdos jurídicos poderá ser utilizada a publicidade ativa ou passiva, desde que não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, exceto nos meios vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina e desde que respeitados os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo Anexo Único deste provimento.
É possível perceber, então, que o Provimento atualizado de 2021 não somente permite o Google Ads, dentro da categoria de publicidade passiva, como permite a publicidade ativa, permitindo, desta forma, todas as modalidades de tráfego pago possíveis na Internet.
Isto posto, é possível afirma categoricamente: O Google Ads é perfeitamente permitido para Advogados
Como o advogado pode ter benefícios com o Google Ads?
Uma vez que a ferramenta está plenamente permitida pela OAB no país e o advogado pode investir com segurança no Google Ads, é necessário entender como ele funciona e quais os seus benefícios.
Na sua forma mais popular de anúncios, que é a Rede de Pesquisa, o Google Ads se enquadra na publicidade passiva descrita pelo Provimento de Publicidade da OAB de 2021.
Isso significa que os anúncios só são mostrados às pessoas que pesquisaram previamente sobre um determinado tema e este anúncio irá aparecer com uma das respostas para essas dúvidas.
Popularmente, é o resultado que irá aparecer no Google caso uma pessoa faça um questionamento específico.
Vale diferenciar, no entanto, que os anúncios da Rede de Pesquisa são aqueles que aparecem nas primeiras e últimas posições e que recebem a “etiqueta” de Anúncio acima de sua descrição, sem uma posição fixa na pesquisa.
Os demais resultados fazem parte da pesquisa orgânica, de páginas que estão ranqueadas nos resultados e não são frutos de anúncios, mas, sim, de um planejamento de SEO, o que não se confunde com o Google Ads.
Qual é a lógica dos anúncios na Rede de Pesquisa?
Os anúncios são a possibilidade concreta de o advogado poder aparecer na primeira página do Google frequentemente, sem que precise entrar em um projeto de longo prazo de SEO em um termo específico do Google para serem competitivos na plataforma.
Por isso, a ferramenta acaba sendo muito democrática, pois permite que todos possam aparecer na primeira página de resultados do Google. Além disso, os anúncios são rotativos e funcionam em formato de rodízio, ou seja: ninguém irá comprar um espaço fixo na pesquisa do Google, mas, sim, irão revezar os resultados na pesquisa com os demais anunciantes, conforme o orçamento de cada anunciante.
Nesta dinâmica, os anúncios irão ser acionados por meio de palavras-chave. Quem monta o anúncio irá escolher as palavras que farão com que, na pesquisa, o seu anúncio funcione como a resposta de uma pergunta feita no Google.
Por exemplo, se a pessoa pesquisa “Como me separar” no Google e este termo foi adicionado ao anúncio de um advogado da área de família, então ele estará qualificado para aparecer no rodízio de anunciantes da Rede de Pesquisa do Google Ads.
Além das palavras-chave, irá existir a própria redação do anúncio que, atualmente, conta com ajuda da inteligência artificial do Google. O anunciante escreve uma variedade de frases curtas que irão descrever o seu negócio e o resultado da pesquisa será uma mescla das expressões que melhor respondem à pergunta feito pelo usuário na plataforma.
Neste sentido, um anúncio bem escrito, com um plano de palavras-chave consistente, uma página de destino bem-produzida e um orçamento controlado terá grandes chances de ser muito competitivo no Google Ads.
Preciso de um site para trabalhar com o Google Ads?
Com o uso cada vez mais assíduo das redes sociais, muitas empresas concentram seus esforços no marketing digital dentro de plataformas como o Instagram, acreditando não ser mais necessário contar com um site próprio.
No entanto, para trabalhar o Google Ads, é fundamental contar com um site institucional, afinal, é para lá que serão direcionadas as pessoas que clicaram no seu anúncio.
Também é válido lembrar que o Google considera a experiência do usuário na hora de calcular a qualidade de um anúncio, sendo que a página de destino que melhor cumprir as expectativas do usuário que fez uma pergunta na plataforma será mais bem ranqueada entre os demais anunciantes.
Por isso, não só é preciso ter um site institucional bem desenhado antes de começar a trabalhar com o Google Ads, como se faz preciso contar com páginas internas temáticas dentro dele, para que cada grupo de anúncios no Ads tenha uma página correspondente assertiva e que faça sentido para os anseios daquele usuário.
Neste sentido, fizemos este texto explicando tudo sobre Landing Pages para advogados, que você pode acessar clicando aqui.
Revisando as estratégias de um bom anúncio:
Até aqui, já foi possível entender como o Google Ads funciona na popular Rede de Pesquisa e algumas dicas de como aproveitar o bom uso da ferramenta.
No entanto, para fazer um anúncio eficaz, é importante destacar estes dois fatores: anúncio eficiente e experiência do usuário.
Anúncio Eficiente
Um anúncio eficiente, dentro da lógica do Google Ads, é aquele que conversa diretamente com os termos de pesquisa feitos pelo usuário.
Neste sentido, um anúncio eficiente é aquele que conta com um bom planejamento de palavras-chave, que irão abarcar a totalidade da temática a qual ele se propõe a resolver.
Na outra via, a redação do anúncio é muito importante.
Escrever um anúncio como se estivesse redigindo um texto publicitário convencional não é o mais adequado.
Do contrário, o indicado é utilizar os termos semelhantes ao das palavras-chave, intercalando, neste contexto, chamadas diretas incentivando o leitor a visitar àquele anunciante.
Assim, o usuário do Google irá entender que aquele anúncio realmente trata sobre o problema que ele pesquisa, que é a principal preocupação da ferramenta, e que é convidativo para receber o clique do visitante.
Boa experiência do Usuário
Uma boa forma de perceber se a página de destino do seu anúncio é boa para o tema em que está promovendo seus serviços é colocar-se no lugar da pessoa que está pesquisando soluções no Google.
Seu eu clicasse no meu anúncio, a minha página iria responder todas as minhas dúvidas?
No caso do advogado, seria somente uma página inicial de um escritório de advocacia, ou seria uma página especifica, falando diretamente dos problemas tratados na pesquisa e consequentemente no anúncio?
Caso a temática da página esteja de acordo, então é preciso pensar na estrutura dela, respondo a perguntas centrais da temática: Para quem se destina? Como esse serviço é feito? Onde ele é oferecido? Por que ele é importante?
Ao final de cada página, o usuário deve ter uma forma de entrar em contato com o advogado para que a etapa de atração seja levada a uma etapa de convencimento, transformando o visitante que veio do Google Ads se torne um lead, isto é, uma oportunidade de negócio.
Conclusão
Advogado pode usar Google Ads? Sim, O Google Ads pode ser usado por advogados e é uma excelente forma de advogados começarem a prospectar clientes pela internet.
Neste outro artigo, oferecemos mais dicas sobre como usar o Google Ads e quais leads ele pode atrair para o seu negócio. Clique aqui para acessar e saber mais.
Sendo uma ferramenta democrática, permitindo investimentos variados, ele pode trazer resultados em poucos meses de uso.
Para tanto, é necessário contar com uma equipe bem preparada para construir os anúncios e, principalmente, administrar as campanhas no transcorrer do tempo.
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