Saiba como fazer uma boa Landing Page para Advogados

Uma das estratégias mais interessantes para prospectar oportunidades de negócio de Internet dentro do universo do marketing jurídico são as Landing Pages para Advogados.

Esse tipo de estratégia favorece muito quem quer procurar atender a um público que possui necessidades específicas e quer uma solução imediata para a resolução de um problema.

Desta forma, a Landing Page se torna uma solução prática e assertiva.

No entanto, para que possa surtir efeito, é necessário que algumas orientações sejam seguidas, a fim de que todo o potencial da Landing Page possa ser atingido.

Neste texto, iremos discorrer um pouco sobre o assunto, indicando algumas recomendações sobre como ter uma boa Landing Page para advogados.

Confira!

O que é uma Landing Page?

Em uma tradução do inglês para o português, Landing Page seria como uma “página de destino”, ou página de aterrisagem.

Na prática, a Landing Page é uma página feita para receber leads.

O intuito da Landing Page é responder, de forma muito ágil e objetiva, a alguma pergunta feita por um usuário da internet.

Vamos trazer para o universo do Marketing Jurídico.

Digamos que algum usuário necessite muito se aposentar, após imaginar já ter concluído todo o período necessário para requerer o benefício junto ao INSS.

Ao ir para o Google, ele faz uma pesquisa neste sentido, por exemplo: “como faço para me aposentar por idade”.

Após descer um pouco na busca, encontra uma Landing Page, onde encontra todas as informações disponíveis justamente para quem busca se aposentar por idade, com informações de contato e inscrição para receber o retorno de um advogado previdenciário.

Qual a diferença de uma Landing Page para advogados de um Site Institucional?

Quando falamos em Landing Page, tratamos de uma página na Internet que busca atrair muitos cadastros dos leads, a fim de gerar oportunidades de negócio e atender a uma demanda muito específica.

Já o Site Institucional do advogado irá falar com maior abrangência sobre a carreira do profissional, todas as suas áreas de atuação, histórico na advocacia etc.

Perceba que, no caso da Landing Page, a preocupação maior é a resposta ao problema pesquisado pelo usuário.

Já o site institucional irá tratar de forma ampla sobre a área do Direito e o profissional em questão, com uma preocupação mais voltada para a geração de credibilidade e experiência do visitante com o conceito do escritório.

Como vistos, são dois formatos que, apesar de poderem ser parecidos em determinados momentos, possuem finalidades distintas.

No entanto, é possível e recomendado aproveitar essas duas estratégias e utilizar elas de forma conjunta.

É possível utilizar as duas ferramentas?

Sim, é perfeitamente possível ter um site institucional e algumas landing pages para atrair os leads em temas específicos.

Anos atrás, existiam ferramentas que funcionavam para criar landing pages, com o foco exclusivo nesse formato, ou seja, oferecendo informações breves sobre algum problema e, ao longo da página, formulários de cadastro, a fim de criar a maior base de leads possível.

Hoje, recomendo utilizar a landing page de uma forma um pouco diferente.

Isso porque criar uma Landing Page fora do seu site, utilizando uma outra ferramenta para tal fim, não irá fazer com que o usuário navegue entre a landing page e o seu site institucional.

Desta forma, haverá uma quebra na experiência.

A pessoa que fez um cadastro na Landing Page poderia ter uma experiência muito maior sobre o escritório se tivesse a oportunidade de navegar pelas outras páginas do escritório.

Neste sentido, iria ter contato com o conceito do escritório e, principalmente, teria uma sensação maior de credibilidade por parte do advogado, já que teria conhecimento de outras informações importantes dele.

Em Landing Pages feitas com plataformas foras do site, é muito comum que o usuário faça o cadastro, mas nem se lembre direito qual era o escritório que entrou em contato e preencheu as informações para retorno.

Por isso, é sempre importante pensar no reconhecimento de marca do advogado junto com as estratégias de prospecção, mesmo imaginando o primeiro contato de uma pessoa com aquele escritório.

Construa Páginas Temáticas dentro do seu próprio Site

Construir Landing Pages para advogados dentro do próprio site do escritório pode ser uma boa ideia para poder atrair leads em grande quantidade e, da mesma forma, oportunizar uma experiência mais ampla com o reconhecimento de marca do escritório.

Hoje, as ferramentas modernas de construção de site permitem perfeitamente a estruturação de Landing Pages com layout amigável para smartphones e com ferramentas de cadastros.

Vale lembrar que a velocidade de carregamento também poderá ser otimizada dentro do site do escritório.  

Como defendo, não existe fórmula pronta nem conceitos fixos dentro do Marketing Jurídico, não sendo impossível fazer landing pages de outra forma.

No entanto, ao ponderar a atração de leads e a credibilidade que deve ser gerada pelo escritório, anexar as páginas de captura dentro do site institucional é a melhor maneira de conciliar estas duas premissas.

Invista também nas “Áreas de Atuação”

Em alguns casos, os escritórios descrevem de maneira muito superficial sobre as áreas de atuação, reunindo todas elas em uma única página ou, em páginas separadas, mas com poucos detalhes.

Imagine cada área de atuação do escritório como se fosse uma própria Landing Page.

Ao criar as páginas de área de atuação com detalhes e uma escrita que permita o entendimento fácil da pessoa que precisa ser atendida em uma demanda daquela área, a própria página interna do site pode ter um funcionamento muito parecido com o da Landing Page.

Vale destacar que, neste caso, é importante facilitar os cadastros e contatos, bem como intercalar as imagens e elementos visuais com o texto institucional, a fim de melhorar e tornar mais fácil a experiência do usuário na página.

Landing Pages e Google Ads: excelentes chances de potencializar um negócio

A Landing Page não trabalha sozinha, independentemente se foi construída dentro do site ou com uma ferramenta específica para isso.

É praticamente impossível imaginar fazer uma página destas somente investindo em um plano de palavras-chave e SEO, pois a Landing Page trabalha com o conceito de agilidade: é preciso anunciar a página para atender a uma demanda específica de forma rápida e com retorno estipulado no curto prazo.

Muitas vezes, Landing Pages são feitas com demandas esporádicas ou sazonais, não sendo possível esperar um ranqueamento orgânico para funcionar. É preciso turbinar o seu funcionamento.

Nesta lógica, as ferramentas de anúncio fazem total sentido com a dinâmica das Landing Pages.

A dinâmica principal da Landing Page para advogados é a de responder questionamentos específicos das pessoas na internet, que é a mesma lógica utilizada pelo Google Ads.

A ferramenta de anúncios do Google funciona conforme a utilização de palavras-chave, ou seja, os anúncios são acionados conforme a pesquisa do usuário.

Se alguém pesquisa por “aposentadoria por idade”, irá encontrar anúncios como “Advogado Previdenciário – Saiba se pode se aposentar por idade”, com exemplo ilustrativo.

Neste sentido, ao criar um bom anúncio, terá grandes chances de atrair um visitante.

Se este visitante, no passo seguinte, acessar uma página temática, uma Landing Page que responda a mesma pergunta a qual ele fez anteriormente no Google, ou algo muito parecido, então terá uma chance muito grande deste visitante se tornar um lead, isto é, uma oportunidade de negócio.

É por isso que as Landing Pages funcionam tão bem com os anúncios pagos, porque elas funcionam quase como o complemento, o segundo passo de uma cadeia de produção de leads na Internet, sendo o formato mais apropriado para quem quer fazer uma prospecção qualificada online.

Posso utilizar outras ferramentas de anúncio?

Sim, é perfeitamente possível utilizar o Facebook e o Instagram Ads para anunciar páginas específicas, como as Landing Pages.

Mas o funcionamento delas se dará pela criação de públicos, ou seja, os anúncios irão aparecer para pessoas que obedecem a um parâmetro previamente criado pelo anunciante, aparecendo no feed destes usuários sem que eles pesquisem por isso, trabalhando de forma um pouco mais subjetiva do que o Google.

No entanto, também é possível buscar leads com estas ferramentas, sendo que, em alguns casos, podem ser até mais assertivas, caso o público-alvo procurado possa ser bem delimitado pelo que é permitido no Gerenciador de Anúncios do Instagram e Face Ads.

O que acontece se eu não tiver uma Landing Page para advogados ou áreas de atuação bem detalhadas em meu site?

É muito comum ver advogados que anunciam sites institucionais nas ferramentas de anúncio e não conseguem um retorno consistente, porque a impressão de que passam é de um atendimento muito genérico, que não trata especificamente sobre o problema procurado pelo seu visitante.

Hoje, com a concorrência cada vez maior em todas as áreas, é importante criar as maiores facilidades possíveis para o seu visitante, respondendo aos questionamentos gerais e inerentes à sua área de atuação da forma mais ágil e de fácil entendimento possível.

Desta forma, irá gerar uma confiança maior entre o seu lead e o escritório, já saindo na frente daqueles que anunciam apenas páginas institucionais ou que ainda não tem um reconhecimento sólido naquela área de atuação específica.

Aprimore sua Landing Page com os recursos que tiver

Se quiser utilizar imagens, fotos, vídeos, gráficos, tabelas e demais elementos para enriquecer o conteúdo da página, atentando, somente, para que ela não fique muito pesada e o seu carregamento fique muito demorado.

Aproveite todo o potencial do Marketing Jurídico Digital e de uma Landing Page para advogados.

Seguindo estes direcionamentos, com certeza o seu escritório irá avançar em dois pontos fundamentais do marketing digital:

– Atração, por meio de anúncios bem-feitos e com linguagem assertiva, de acordo com as necessidades de seu público

– Conversão, por meio de Landing Pages que fazem sentido com o problema do seu visitante e funcionando como uma sequência lógicas dos seus anúncios no Google, Facebook e Instagram Ads!

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