Como montar um escritório de advocacia digital?

Um dos principais questionamentos de advogados atualmente é sobre como montar um escritório de advocacia digital.

Desde que muitos profissionais passaram a utilizara a internet para prospectar clientes, utilizando de estratégias de marketing jurídico, ter um escritório com atuação digital passou a ser uma das formas mais visadas para ingressar com ações e manter sustentável um escritório de advocacia.

Mas como é possível chegar a este ponto?

Neste texto, iremos trazer algumas informações que podem auxiliar profissionais sobre como montar um escritório de advocacia digital do zero, também como aqueles que procuram adaptar o seu trabalho e buscar oportunidades online, sem deixar de lado a atuação física.

O que seria um escritório de advocacia digital?

O escritório de advocacia digital, basicamente, é um escritório de advogados que está preparado para atender aos seus clientes e contatos virtualmente.

Hoje, devido aos processos serem ajuizados e tramitarem pelos meios digitais, é perfeitamente possível que o advogado concentre sua atuação à distância.

Desde o momento do primeiro contato até o fim da prestação de serviços, o advogado irá atender ao seu cliente por meio de ferramentas como Whats App, e-mail, chats virtuais, entre outros, sem que a qualidade de seu trabalho tenha algum prejuízo por não estar se encontrando presencialmente com o seu cliente.

Nestes termos, pode parecer simples criar um escritório com atuação digital, mas é necessário que toda a estrutura da equipe e de infraestrutura esteja alinhada para que isso funcione.

Primeiro passo: posicione os clientes e interessados nos seus serviços sobre sua atuação digital

É de suma importância que o advogado deixe bem claro que atende online ao falar com os seus contatos.

Isso é importante porque muita gente ainda gosta de visitar o advogado, de ter uma conversa olho no olho e só se sente segura contratando um profissional desta forma.

Muitas pessoas contratam um advogado que atende online, pensando que irão poder marcar de ir em seu escritório físico a qualquer momento, discutir sobre qualquer tema, mesmo que o escritório em questão funcione apenas para o trabalho técnico, ou seja apenas um endereço fiscal.

Não há nenhum prejuízo de atuar apenas no online, desde que o advogado deixe claro e dê ampla divulgação em seus canais de comunicação sobre sua forma de atuação, para não gerar nenhum tipo de mal-entendido.

Desta forma, até mesmo um cliente reticente em contratar um profissional que atue remotamente poderá se convencer do contrário, se souber, de antemão, que a atuação poderá ocorrer por um profissional que muitas vezes não está nem mesmo em sua cidade ou estado.

Crie a infraestrutura necessária para atuar remotamente

Muitos advogados pensam a estrutura de seus escritórios no aspecto físico, pensando em qual seria a melhor sala comercial, secretárias, estagiários, decoração, entre outros.

Já na atuação digital, as prioridades passam a ser outras, como:

– Equipamentos de informática atualizados, que suportem os principais softwares

– Softwares de gestão para escritórios de advocacia

– Equipe preparada para operar ferramentas digitais e, principalmente, atender demandas pela internet.

O elemento mais importante, no entanto, é a capacidade de realizar um bom atendimento digitalmente, desde a prospecção até a etapa do acompanhamento do processo.

Muitos advogados simplesmente não se sentem à vontade conversando com os clientes à distância e restringem sua atuação pelas vias digitais por este motivo.

O advogado acredita que não conseguirá transmitir sua credibilidade e conhecimento sem que tenha o contato direto com o cliente e não acredita que poderá convencer sobre a qualidade de sua prestação de serviços sem que possa receber visitas.

Portanto, investir no atendimento é fundamental.

Contar com uma pessoa na equipe que saiba conversar pelas vias digitais é uma das peças mais importantes em um escritório de advocacia digital.

Independente de falar por chat no WhtasApp, ou em vídeo, em ferramentas como Zoom ou Google Meeting, quem for fazer o atendimento inicial deve falar com segurança e transmitir confiabilidade a fim de quebrar as barreiras que a falta de contato físico ocasiona.

Neste sentido, não basta contar com uma secretária, por exemplo, para iniciar os contatos com os clientes interessados pelos serviços do escritório. É necessário alguém que tenha um conhecimento ao menos básico sobre a área de atuação do escritório, a fim de preparar este contato para uma conversa mais aprofundada com a equipe jurídica, ou mesmo, diretamente para a consecução das ações.

Não é aconselhável que o advogado que faz o trabalho técnico mantenha, por muito tempo, a responsabilidade de fazer os atendimentos iniciais, pois será impossível conciliar as duas atividades, que exigem muita atenção das partes. Isso só será válido se o escritório estiver iniciando do zero e ainda não tenha recursos para destinar alguém para realizar este tipo de atendimento prévio.

A falta de estruturação de um setor de atendimento inicial acaba inibindo boa parte das iniciativas de construir um escritório digital, pois as tentativas “travam” logo neste início e o advogado opta por continuar sua forma tradicional de trabalho.

Como montar um escritório de advocacia digital e ser encontrado online?

Outra preocupação fundamental ao estruturar um escritório de advocacia digital é como o profissional começará a ser encontrado pelos seus prováveis clientes e pessoas com problemas que poderiam ser solucionados pelo seu trabalho.

Mesmo que o escritório tenha um bom endereço físico para conciliar com seu escritório digital, não é coerente que ele queira direcionar as pessoas que visitam o seu escritório para às plataformas digitais.

O ideal é realizar o caminho oposto, trazendo leads da internet para seu escritório e, de preferência, realizando todos os contatos e prestação de serviço online, sem necessidade de encontros físicos.

Por isso, é importante investir em plataformas que serão os seus pontos de contato na internet: site institucional e redes sociais.

Como causar uma boa impressão online?

O site institucional do escritório de advocacia e suas redes sociais serão os principais instrumentos de prospecção do advogado, sendo fundamentais para a atração de leads do seu escritório de advocacia digital.

Neste ponto, o advogado deve tratar seu site e redes sociais como o seu escritório online, enxergando-o com a mesma seriedade que fosse montar o ambiente físico.

Sendo assim, deverá se preocupar em com o seguinte processo ao construir um escritório de advocacia digital:

– Ter uma identidade visual marcante e bem desenhada, para criar uma primeira impressão positiva aos visitantes das páginas;

– Atrair leads para o seu site;

– Ter uma equipe preparada para atender estes leads com eficiência e boas informações;

– Cuidar do seu cliente em todas as etapas do processo, de preferência, com pessoas preparadas para fazer o atendimento prestando informações sore o andamento processual, uma vez que o cliente não poderá visitar o escritório para sanar suas dúvidas;

– Construir uma boa reputação, pedir avaliação para as pessoas que gostaram do seu serviço e podem dar um depoimento que irá aparecer para os demais.

Basicamente, o escritório digital deve se preocupar em ter uma boa imagem, atrair visitantes qualificados para a sua página, cuidar do seu cliente e ter um retorno positivo, criando um ciclo virtuoso.

Em outros textos do nosso blog, comentamos minuciosamente sobre ações que podem auxiliar neste processo:

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Concentro minha atuação completamente online ou posso alternar o físico com o digital?

No processo de construção de um escritório de advocacia digital, existem profissionais que focam em ter o escritório online como um suporte de seu escritório físico, enquanto outros querem apostar 100% neste modelo online.

Para responder qual deve prevalecer, é importante analisar caso a caso.

O escritório 100% digital pode ser interessante para advogados que estão iniciando e querem concentrar seus investimentos iniciais em um formato econômico e eficiente.

A prospecção online traz melhor resultados em segmentos específicos, logo, escritórios 100% digitais tendem a ter uma atuação bem concentrada em áreas temáticas, como Direito Previdenciário, Trabalhista, Consumidor, entre outras, geralmente com foco em pessoas físicas.

A partir do momento que o escritório cresce a começa a diversificar sua prestação de serviços, é importante começar a ter um ambiente físico e não fechar as portas para esta possibilidade.

Vale ressaltar que para que um escritório digital possa crescer bastante na internet, o investimento necessário passa a ser cada vez maior, tanto em tráfego pago, quanto em equipe para gerenciar redes sociais, produção de conteúdo em vídeo, entre tudo o que envolve uma estratégia de marketing jurídico pensada para funcionar em larga escala.

O conselho final é para contar sempre com todas as formas de prospecção dentro das possibilidades de cada advogado, não limitando sua atividade e estando aberto à todas as boas possibilidades que podem auxiliar no sustento e crescimento do seu negócio.

Entendeu como montar um escritório de advocacia digital pode ser um processo gradual, mas uma excelente forma de ampliar ou iniciar na advocacia? Compartilhe este texto com os colegas e entre em contato conosco para mais esclarecimentos.