Como prospectar clientes na advocacia pela Internet?

Uma das perguntas mais feitas pelos advogados, de todos os nichos é: como prospectar clientes na advocacia?

Desde um advogado iniciante até um escritório consolidado no mercado buscam estratégias visando a prospecção de novos clientes, afinal, essa é a forma de manter a advocacia sustentável como negócio.

Neste sentido, iremos trazer algumas sugestões sobre como buscar novas oportunidades de negócio para advogados, utilizando, como base, o marketing digital.

Confira!

Como prospectar clientes na advocacia usando o marketing digital?

O marketing digital é uma das formas mais interessantes de oportunizar a prospecção de clientes para advogados.

Isso ocorre porque, com a estratégia correta, é possível obter resultados no curto prazo, dentro dos primeiros meses de trabalho, visando uma escalada sustentável do negócio no transcorrer do tempo.

Para tanto, é preciso investir em duas situações:

– Plataforma para recepção de leads (visitantes de sua página que se tornam oportunidades de negócio).

– Ferramentas de tráfego pago, para ampliar, de forma célere e exponencial, a exposição do seu escritório na Internet.

Vamos falar sobre cada um desses pilares a seguir.

Invista em uma plataforma atrativa para ampliar suas oportunidades de negócio

O advogado deve ter em mente que, para que possa prospectar clientes na internet, deve causar uma boa impressão no contato inicial, isto é, quando as pessoas descobrem o seu escritório como uma possível solução para os problemas dela.

Isto posto, devemos sempre fazer a analogia com a prospecção física, em que já existe um entendimento bem consolidado entre os profissionais, que reconhecem que um escritório organizado e apresentável tem mais chances de conquistar a confiança de um contato do que um ambiente que apresenta desleixo.

No fim das contas, o advogado é sempre visto como uma pessoa apta a solucionar problemas de terceiros, por isso, a imagem profissional que deve refletir em seus ambientes sempre deve denotar capricho e profissionalismo.

Isso vale para com as plataformas digitais.

Independente de qual plataforma for utilizada para a prospecção, o importante é cuidar com a apresentação dela, bem como organização das informações.

Entre as plataformas mais utilizadas nos dias de hoje e que podem ser aproveitadas para uma prospecção qualificada, destacamos duas: os sites institucionais e, no contexto das redes sociais, o Instagram.

Site Institucional: a base do seu negócio

Ter um site próprio ainda é uma excelente forma de criar autoridade, organizar as informações sobre os seus serviços e, sobretudo, poder ser encontrado no buscador do Google.

A vantagem de investir em um bom site institucional é a infinidade de possibilidades que uma página própria pode trazer.

Diferentemente das redes sociais, onde devemos nos adequar ao formato proposto por aquela rede social, no site podemos customizar as páginas da forma que acreditarmos ser melhor dentro do nosso contexto.

Neste sentido, é possível detalhar melhor os serviços oferecidos pelo escritório e com maior profundidade, funcionando, sobretudo, não somente em um processo de atração, mas, também, de convencimento do visitante da página.

O site pode ser adaptado para escritórios de todos os tamanhos, sendo essencial para aqueles que fazem serviços voltados para empresas, onde os clientes querem entender mais sobre a história e a essência daquele escritório.

Também é possível fazer sites para advogados especialistas em áreas específicas, sendo um site praticamente temático dentro daquela área, bem como para bancas que atendem várias áreas e setores, criando, dentro da página, segmentações organizadas para cada área.

Instagram: uma ferramenta promissora para atrair leads

Em anos anteriores, o Instagram era uma ferramenta voltada principalmente para imagens e funcionava como um suporte no marketing jurídico.

No entanto, a criatividade dos produtores de conteúdo e a grande aceitação que essa ferramenta tem apresentado pelos brasileiros, fez com que ela tenha evoluído ao ponto de ser uma plataforma que pode apresentar potencialidades maiores do que imaginada até anos atrás.

Por meio de imagens intercaladas com textos, legendas, sistema de carrossel, vídeos, stories e destaques, é possível criar um ambiente informativo e que demonstre a qualificação do advogado de forma consistente.

Ainda assim, a ferramenta é preponderantemente visual, com maior limitação de explicação de serviços e temas mais complexos, mas funciona muito bem para a atração inicial de leads, que podem receber maiores informações em conversas via chat, por exemplo.

Produção de Conteúdo em Sites e Instagram

Antes de falar sobre as ferramentas de anúncio que podem alavancar as plataformas, vamos falar sobre a produção de conteúdo.

Produzir conteúdo é uma alternativa interessante para alavancar público em sites e pelo Instagram.

Entretanto, é preciso levar em conta se o objetivo é conquistar autoridade no curto, médio ou longo prazo.

Na questão da produção de conteúdo, essa forma de prospecção costuma exigir maior tempo, disciplina no planejamento e envolvimento pessoal do advogado com a produção.

SEO para Advogados – Formato extremamente competitivo

Em relação à produção de conteúdo para sites, a melhor forma de fazer isso é por meio dos posts em Blogs, procurando ranquear palavras-chaves específicas para aparecer na busca orgânica do Google.

Esta estratégia, até alguns anos atrás, era muito visada e chamada tecnicamente de SEO – Search Engine Optimization.

Para fazer o ranqueamento de textos orgânicos no Google, é importante escrever artigos que responsam às perguntas mais feitas no Google no contexto da advocacia.

Usando um exemplo bem básico do Direito Previdenciário, podemos colocar “Como me aposentar por idade, como conseguir a aposentadoria especial, como fazer a revisão da aposentadoria”, entre outros temas corriqueiros, que podem atrair oportunidades de negócio.

Acontece que essas estratégias foram tão estudadas e realizadas ao longo dos últimos anos, que a possibilidade de ranquear palavras-chave está muito limitada.

Os escritórios que começaram a investir no SEO dos últimos quatro anos para cá, praticamente dominaram todo o território nas palavras-chave que geram oportunidades de prospecção.

Neste sentido, a produção de conteúdo atual dentro de um blog do escritório de advocacia está muito mais ligada ao convencimento e enriquecimento da página para os visitantes que chegaram de outra forma e irão encontrar um conteúdo de valor ali, funcionando mais na etapa de convencimento do que de atração.

Produção de Conteúdo no Instagram: planejamento e envolvimento pessoal

A grande questão do Instagram, é que ele funciona bem a partir de um bom planejamento de marketing de conteúdo.

Postar com frequência é essencial, mas, além disso, é importante falar uma linguagem que converse diretamente com os problemas das pessoas que utilizam aquela rede social.

Além disso, é importante utilizar todas as ferramentas que esta rede social dispõe, de forma intercalada, desde os posts, até stories e reels.

Por isso mesmo, os advogados que costumam se destacar nesta rede social são aqueles que se dispõe a gastar um tempo considerável produzindo para o Instagram, já que, na maioria dos casos, os seguidores não querem seguir uma empresa, mas, sim, pessoas que funcionem como personalidade delas.

Também é necessário contar com uma equipe especializada em oferecer suporte para o Instagram, especialmente, no planejamento do conteúdo, na parte visual dos posts e na edição de vídeos.

Quando o Instagram é levado ao nível profissional na produção de conteúdo e busca-se um salto de qualidade para ser competitivo, o investimento técnico nessa ferramenta costuma ser elevado e exigir muito tempo das pessoas que buscam seguidores. 

Tráfego pago: forma de alancar o escritório utilizando a escalabilidade dos anúncios

Como visto, a produção de conteúdo pode ser uma forma interessante de como prospectar clientes na advocacia, mas funcionará em casos específicos, onde o esforço para a produção de conteúdo seja assíduo.

Neste ponto, nem todo advogado dispõe de tempo ou da equipe necessária para trabalhar nesta via, sendo que, sua preocupação principal, afinal, será a de trabalhar com os seus processos.

Assim, as estratégias de tráfego pago se tornam muito interessantes, pois não demandam grande tempo e pessoalidade do advogado para serem feitas, sendo que podem ser delegadas a um profissional ou empresa terceirizada que cuide de toda a parte de prospecção e atração de leads por meio do gerenciamento do tráfego pago.

A grande vantagem é que, ao contrário da produção de conteúdo, o advogado poderá obter leads no curto e médio prazo, sem precisar estar planejando a escrita do seu blog a todo momento, ou se tornando um influenciador digital para que possa ser competitivo na internet.

Neste sentido, vamos destacar duas ferramentas: o Google Ads e o Facebook e Instagram Ads.

Google Ads: ferramenta popular e eficiente em prospecção de clientes para advogados.

O Google Ads foi uma das primeiras ferramentas de tráfego utilizadas nas estratégias de marketing jurídico e logo se mostrou eficiente para prospecção de clientes para escritório de advocacia.

Atualmente, ele ainda é uma ferramenta eficiente de prospecção de clientes na advocacia, mas está muito mais competitivo de quando começou a se tornar popular entre os advogados, em meados de 2016.

O Google Ads funciona, na sua forma mais popular, na criação de anúncios que irão aparecer na pesquisa do Google, ativados por meio de palavras-chave, escolhidas pelo anunciante com o intuito de alcançar o seu público-alvo.

Uma das formas mais eficientes de se trabalhar com essa ferramenta é utilizar ela em conjunto com boas landing pages, ou páginas de destino que sejam condizentes com a temática do anúncio, a fim de melhorar o índice de qualidade do anúncio.

Outro ponto importante é cotar com um site institucional que tenha formas facilitadas de contato, para que os visitantes se tornem leads e relatem os seus problemas para a equipe de atendimento do escritório.

Essas ferramentas, por sua vez, devem proporcionar uma experiencia fluida e ágil na conversa entre o lead e o escritório.

Então, com um bom conjunto de anúncios no Google Ads e páginas de destino atraentes, é muito provável que o escritório tenha bons números de leads, principalmente, nas áreas de atendimento ao problema de pessoas físicas.

Facebook e Instagram Ads: bom para ações que visam um público específico e descobertas

O Facebook e Instagram Ads estão integrados por meio do Meta Business, o Gerenciador de Anúncios por onde se fazem anúncios nas duas redes, de forma conjunta.

Ao contrário do Google Ads, o Facebook e Instagram Ads são ativados por meio da criação de público-alvo, sendo mais eficientes que a plataforma da Google na criação de perfis específicos de pessoas que serão impactadas pelos anúncios.

Assim, é possível criar uma “persona” que seria semelhante ao cliente ideal para aquela solução e deixar os seus dados como base de um perfil no Gerenciador de Anúncios, que irá entregar os anúncios somente às pessoas que obedecerem a este perfil.

Desta forma, acaba sendo muito vantajoso usar essa plataforma de anúncios para anunciar ações novas, que surgem a partir de decisões dos Tribunais e podem impactar a vida de pessoas que ainda não conhecem sobre aquele direito.

Diferentemente do Google Ads, que funciona bem com problemas frequentemente procurados pelas pessoas, o Facebook e Instagram Ads é bom para pessoas que irão descobrir sobre uma nova demanda e para públicos bem específicos.

Vale lembrar que estes anúncios irão aparecer para as pessoas ao longo da navegação delas no feed, sendo um tipo de publicidade mais ativa do que o Google Ads, que só é acionado por meio de uma pesquisa feita pelo usuário.

Entenda sua realidade para investir na melhor plataforma

Antes de escolher uma forma de investir na prospecção de clientes na advocacia utilizando o marketing digital, é importante saber qual é o perfil do advogado.

Sempre falamos que o ideal é combinar as estratégias, mas, conforme o segmento, alguma delas irá se sobressair.

Existem advogados com carisma natural e facilidade com redes sociais, que poderão se tornar grandes referências em redes sociais que funcionam em vídeos e comunicação verbal ágil.

No entanto, para os introvertidos, ou para aqueles que não querem concentrar seu trabalho na exposição de sua imagem, investir na escrita de textos e investimento em tráfego pagam se tornam boas possibilidades.

O ideal, em cada caso, é fazer um estudo personalizado e entender quais são os objetivos de cada escritório, contando com o apoio de um profissional especializado naquele segmento do marketing para que as decisões tomadas possam ser as mais assertivas possíveis.

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