Como iniciar um planejamento de marketing jurídico digital

É cada vez mais comum que advogados busquem na Internet uma forma de promover e divulgarem seus serviços, afinal, hoje em dia, não se há mais uma diferença clara entre o mundo real e o digital.

Neste sentido, estar na Internet, significa também estar inserido no dia a dia das pessoas, expondo seu conhecimento e a sua marca para aqueles que podem estar buscando soluções nas vias digitais.

Por isso os advogados, logo que estão aptos a exercer a profissão, buscam ferramentas para melhorar a sua imagem no digital.

De outro lado, o número de profissionais mais tradicionais, que seguem resistentes às mudanças promovidas pelo marketing jurídico digital é cada vez menor, sendo que a maior parte segue no caminho de buscar se modernizar e se tornarem competitivos neste mercado.

Por este motivo, separamos algumas diretrizes que podem ajudar advogados de diferentes contextos a buscarem um planejamento de marketing jurídico digital.

Criar um posicionamento de marca no inicio do planejamento de marketing jurídico

Antes mesmo de começar a estruturar o seu escritório e o marketing jurídico digital dele, o advogado deve pensar: como quero ser visto pelo meu público?

Este passo precedente, inclusive, a criação visual de sua apresentação, uma vez que esta será consequência de seu posicionamento de marca.

O advogado então deve pensar em responder a perguntas como:

– Que tipo de escritório de advocacia eu quero ter, ou seja, a que tipo de cliente eu quero atender?

– Quando penso em meu escritório, qual é a primeira coisa que me vem à mente?

– Quais valores você acha que o seu escritório deve representar?

– Quais profissionais do seu segmento (advogados) você teria como inspiração?

Delineando estes questionamentos em sua estratégia de marketing jurídico, já é possível começar a investigar um posicionamento de marca na advocacia.

Este tipo de investigação pode ser feito por meio de consultorias especializadas, com pesquisas complexas, mas também pode ser estruturado pelo próprio profissional que, de maneira atenciosa, deverá criar um “perfil” do escritório.

Este tipo de trabalho impede que o escritório se torne genérico, mais um em meio à tantos, ou que utilize o termo “especialista” sem de fato ser, ou seja, sem ser reconhecido pelo seu público como tal, sendo uma mera informação colocada em sua apresentação.

Com um posicionamento mais sólido, o reconhecimento e consequente admiração que o público possa ter ao enxergar o seu negócio passará a ser genuíno.

Investir em sua apresentação

Um dos pontos principais de qualquer marca é o seu design.

Mesmo sendo algo basilar, muitos advogados acabam esquecendo de o quanto o design é importante em na apresentação de seu trabalho.

O desenho da marca de um advogado é o primeiro contato que a pessoa terá com ele, antes mesmo de entrar em seu escritório, já que irá antes ver uma placa, receber um cartão de visitas, ou o encontrar de alguma forma na internet.

Para os advogados que iniciam no empreendimento de um escritório, é aceitável que tenha uma apresentação modesta. No entanto, a partir do momento que já está inicialmente estruturado, é essencial que invista na apresentação de sua marca.

No contexto atual em que se vive, o mundo está cada vez mais visual e, o que antes era considerado apenas como acessório, algo de menor importância, hoje é avaliado com muito mais exigência pelo público-alvo daquele prestador de serviços.

Atualmente há inúmeros aplicativos de templates prontos, os chamados 100% editáveis, onde você mesmo coloca sua foto e suas informações; logotipos genéricos e sem personalidade; por consequência disto, vemos inúmeros negócios exatamente iguais, perfis que não se destacam em nada da concorrência, o que no digital faz com que você acabe se tornando apenas mais um.

Ser diferente faz a diferença em seu planejamento de marketing jurídico.

Partindo da ideia de que a primeira impressão é a que fica, investir em uma identidade visual de qualidade e impactante pode ser um grande aliado nesta etapa.

Criar formas de atrair presença digital

Uma vez definidos o posicionamento de marca e a identidade visual do escritório, é importante começar a pensar em plataformas de atrair visitantes e, consequentemente, possíveis clientes para o escritório.

É essencial que o advogado tenha uma página para apresentar os serviços.

Contar com um site é sempre importante, principalmente, porque ele servirá como plataforma para receber os leads que chegam dos anúncios pagos, como o Google Ads.

Outro fator que pesa em favor dos sites é que nem todos os profissionais possuem tempo, disposição ou equipe para estar administrando suas redes sociais ou mesmo um blog.

Mesmo que mais estático, um site bem construído e com um bom conjunto de anúncios pode oferecer resultados interessantes.

Por último, as páginas institucionais são boas aliadas no Google Meu Negócio, ferramenta de mapas que mostra os serviços oferecidos nas localidades próximas e é uma boa forma de atrair vizinhos e pessoas de bairros próximos para conhecer o seu escritório de advocacia.

As redes sociais também são uma boa forma de atrair visitantes, sem contar que também permitem anúncios.

Hoje, a rede social mais movimentada é o Instagram, e muitos advogados encontraram maneiras interessantes de expor o seu trabalho por lá e fazer com que o algoritmo da rede social trabalhe em favor de sua exposição.

No entanto, neste cenário, o advogado deve ser assíduo no Instagram, tendo que, diariamente, estar disposto a postar conteúdo, preferencialmente, em vídeos.

O ideal, em um cenário mais comum de se encontrar, onde o profissional possui uma disposição limitada para as redes sociais, que conte com as duas ferramentas, tendo o seu site uma forma de atrair leads e as redes sociais atualizadas, mesmo que periodicamente, como forma de expor seu trabalho e estar bem apresentável quando os possíveis interessados forem fazer uma pesquisa sobre o advogado na internet.

Iniciar um planejamento de mídia paga

Desde que a OAB atualizou o provimento que tratava sobre publicidade na advocacia, os anúncios pagos são uma realidade para escritórios de todos os tamanhos.

Cada vez mais concorrido, o Google Ads segue como uma forma interessante de atrair leads, principalmente nas causas destinadas às pessoas físicas.

Ter um conjunto de anúncios administrado mensalmente é uma forma de garantir que o seu público-alvo está buscando pelas suas soluções e, invariavelmente, uma causa interessante possa surgir para o advogado atender online.

Também é possível criar anúncios destinados à empresários e pessoas jurídicas, usando, principalmente, os anúncios nas redes sociais como Facebook e Instagram Ads, que permitem uma seleção de público um pouco diferente que a do Google.

É importante levar em consideração, entretanto, que os anúncios não funcionam sozinhos, é preciso ter uma apresentação que causa uma boa impressão e transmita credibilidade, o que foi destacado nos pontos anteriores deste texto.

O atendimento também é parte essencial deste processo, pois uma pessoa que entra em contato com o advogado, geralmente, espera por um atendimento especializado e ágil após enviar uma mensagem, sendo que o atendimento dos leads deve ser direcionado à uma pessoa capacitada, mesmo que não seja um advogado ainda formado, por exemplo.

Seguindo estes passos no planejamento de marketing jurídico, o advogado terá um caminho longo, porém que será percorrido de forma sólida, e permitirá o crescimento de seu negócio de maneira gradual por meio do marketing jurídico digital.

Leia também:

Propósito na advocacia: como definir metas e objetivos no meio jurídico

Como prospectar clientes na advocacia pela Internet?